• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-20072018-111159
Document
Author
Full name
Stênio José Paulino Soares
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2018
Supervisor
Committee
Lopes, Elisabeth Silva (President)
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Oliveira, Nadir Nóbrega
Siedler, Elke
Vellozo, Marila Annibelli
Title in Portuguese
O corpo-testemunha na encruzilhada poética
Keywords in Portuguese
acontecimento
corpo-testemunha
encruzilhadas poéticas
performance
relações étnico-raciais
Abstract in Portuguese
Este estudo trata de evidenciar, a partir de experiências artísticas e da descrição densa dos processos, o conceito do corpo-testemunha no fenômeno do acontecimento, o qual tratamos como "encruzilhada poética". A partir de uma plataforma política de investigação poética, intitulada Projeto Cálice! Ou Negras Memórias Construção n. 3, o artista-pesquisador imergiu dentro do próprio processo artístico, ora entendido como parte da sua formação continuada como artista da cena, para colher suas considerações sobre a interferência de questões éticas e estéticas que atravessam a experiência autoral e propositiva no campo das artes cênicas. Das questões éticas as quais o autor aborda, a tese destaca como as relações étnico-raciais, especialmente ao que concerne o sujeito negro brasileiro, interferem na constituição de uma subjetividade que motiva uma linguagem particular que evidencia a tensão étnico-racial entre estes sujeitos e a sociedade. Das questões estéticas, o autor descreve e analisa como uma forma de pensamento particular, que se orienta a retomar o aspecto de ritual da cena, é capaz de ressignificar positivamente um pensamento filosófico afro-brasileiro. O autor sistematiza sua análise a partir da experiência em três trabalhos abertos que se desenvolvem em sua referida plataforma política de investigação poética: Marca-Dor, Cálice e Preto s/ preto. Neles, observa-se as tenções existentes entre a Performance e a Teatralidade, a partir da experiência no acontecimento do encontro. Busca-se cercar a questão do encontro, sob a perspectiva epistêmica da ideia de encruzilhada poética, adotando um conceito cultural êmico com referência à cultura afro-brasileira, que sugere a noção de caminhos e objetivos que se cruzam em um determinado espaço-tempo. Como lógica empreendida para entender o encontro na perspectiva epistêmica da encruzilhada, o autor lança mão do conceito de corpo-testemunha, compreendendo que, embora a experiência dos trabalhos performáticos seja efêmera e passageira, o corpo é o elemento fundamental para a construção da subjetividade na experiência como também é o prõtos (primeiro, mais importante), meio e fim para a compreensão das relações subjetivas.
Title in French
Le corps-témoin à la carrefour poétiques.
Keywords in French
carrefour poétiques
corps-témoin
événement
performance art
relations ethno-raciales
Abstract in French
Cette étude tente de mettre en évidence, apartir des expériences artistiques et la description dense des processus, le concept du « corps-témoin » dans le phénomène de l'événement, que nous traitons comme un « carrefour poétique ». D'une plateforme politique de recherche poétique, intitulée Projeto Cálice! Ou Negras Memórias Construção n. 3, l'artiste-chercheur s'est immergé dans le processus artistique lui-même, maintenant compris dans le cadre de sa formation continue en tant qu'artiste de la scène, pour rassembler leurs réflexions sur l'interférence de questions éthiques et esthétiques qui traversent l'expérience de l'auteur dans le domaine des arts de la scène. Des questions éthiques que l'auteur aborde, la thèse met en évidence comment les relations ethniques et raciales, surtout en ce qui concerne le sujet noir brésilien, interférent dans la constitution d'une subjectivité qui motive un langage particulier, qui montre la tension ethnique-raciale entre ces sujets et la société. Des questions esthétiques, l'auteur décrit et analyse comment une façon de penser particulière, qui est orienté pour reprendre l'aspect rituel de la scène, est capable de réaffecter positivement la pensée philosophique afro-brésilienne. L'auteur systématise son analyse apartir de l'expérience dans trois oeuvres ouvertes qui sont développées dans sa plate-forme politique de l'investigation poétique: Marca-Dor, Cálice e Preto s/ preto. Dans ces oeuvres, il est observé les tensions existantes entre la Performance et la Théâtralité, apartir de l'expérience dans l'événement de la rencontre décontractée. Il cherche à entourer la question de la rencontre décontractée, sous la perspective épistémique de l'idée de « carrefour poétique », un concept en référence à la culture afro-brésilienne, ce qui suggère la notion de chemins et d'objectifs qui se croisent dans un espace-temps donné. Comme une logique entreprise pour comprendre la rencontre décontractée dans la perspective épistémique du carrefour poétique, l'auteur utilise le concept d'un « corps-témoin » : il ça veut dire que le corps est l'élément fondamental de la construction de la subjectivité dans l'expérience, bien que l'expérience en performance art soit éphémère et transitoire. Ainsi que le corps est aussi le prõtos (principe, le plus important), le milieu et le fin pour la compréhension des relations subjectives.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2018-07-20
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.