• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-21032017-105427
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Luis Audi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de (Presidente)
Setton, Maria da Graca Jacintho
Velardi, Marilia
Título em português
Uma jornada em busca da popularização do circuito cultural através do espaço da escola ou A possibilidade de um ator-educador
Palavras-chave em português
acesso à cultura
circuito popular de teatro
o ator-educador
pesquisa em interpretação
popularização do circuito cultural
teatro na educação
Resumo em português
Esta pesquisa parte de 23 anos de experiência de envolvimento em projetos de ação cultural, que podemos denominar circuito popular ou popularização do circuito cultural. Estes projetos foram desenvolvidos a partir de centenas de apresentações de espetáculos profissionais para o público adulto de escolas públicas (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). Aliados a cursos e oficinas para professores e/ou alunos, visando o estabelecimento de um diálogo profícuo com o sistema educacional, além da dinamização e aprofundamento da relação de educadores e educandos com o teatro, compreendendo a prática artística como parte integrante e necessária no âmbito da vida social contemporânea. A meta dos referidos projetos de ação cultural desenvolvidos ao longo dos últimos anos foi a de avançar nas perspectivas abertas pela experiência artística, pesquisando como as condições dadas na situação de apresentações no espaço das escolas podem se constituir como elementos de linguagem, possibilitando o desenvolvimento de modos expressivos potentes para uma fruição apurada das obras apresentadas. A presente pesquisa parte de uma experimentação cênica, que resultou em um espetáculo teatral, utilizando as salas de aula como espaços cênicos, a partir da adaptação de um texto da literatura brasileira - Vidas Secas, de Graciliano Ramos -, que foi sendo concebida no curso da própria experiência investigativa.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
-
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SergioLuisAudi.pdf (31.88 Mbytes)
Data de Publicação
2017-03-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.