• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2013.tde-23082013-110650
Document
Auteur
Nom complet
Vicente Concilio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Koudela, Ingrid Dormien (Président)
Cabral, Beatriz Ângela Vieira
Gama, Joaquim Cesar Moreira
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Silva, Antônio Carlos de Araújo
Titre en portugais
BadenBaden. Modelo de ação e encenação em processo com a peça didática de Bertolt Brecht
Mots-clés en portugais
Bertolt Brecht
Encenação
Modelo de ação
Peça Didática
Pedagogia do Teatro
Resumé en portugais
A presente pesquisa investiga o conceito de modelo de ação, um dos elementos que configuram a proposta de Bertolt Brecht para o exercício com suas peças didáticas. Para isso, em um primeiro capítulo, são contextualizados os aspectos que fundamentam essa proposta por meio de uma análise da situação em que tais ideias foram elaboradas. No capítulo seguinte, analisa-se com maior detalhamento as considerações do dramaturgo alemão referentes ao conceito de modelo de ação. Ainda neste capítulo, um experimento denominado Sete vezes Sr. Schmitt é abordado como possibilidade na prática com a peça didática. Por fim, no terceiro capítulo, descreve-se e examina-se os procedimentos artísticos e a encenação intitulada BadenBaden, tanto nos âmbitos das premissas que embasaram esse trabalho quanto nas repercussões desse processo para os artistas envolvidos. Dessa forma, especula-se acerca dos vínculos entre a proposta brechtiana das peças didáticas e a prática de encenação contemporânea, no campo da Pedagogia do Teatro.
Titre en anglais
BadenBaden. Action model and staging process with Bertolt Brecht's Learning Plays.
Mots-clés en anglais
Action Model
Bertolt Brecht
Learning Plays
Staging
Theater Pedagogy
Resumé en anglais
The current research aims at investigating the concept of action model, one of the elements that constitutes Bertolt Brecht's proposal for the exercise with his own learning plays. In the first chapter, the founding aspects of his proposal are contextualized through an analysis of the context in which those ideas were conceived. The next chapter analyzes with more specific details the German dramaturge's considerations referring to the concept of action model; in the same chapter, the experiment called "Seven times Mr. Schmitt" is described as a possibility in the practice with the learning play. Finally, in the third chapter, the artistic procedures are described and analyzed, and the staging entitled BadenBaden, both in the premises that justify this research, as well as the repercussion of this process for the artists involved. Thus, the connections between Brecht's proposal for the learning plays and the contemporary staging practice are evaluated, in the context of the Theater Pedagogy.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-08-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.