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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-01062015-153028
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Pinzan Dias de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Presidente)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Ramos, Luiz Fernando
Título em português
Árvore em derivações: abordagens relacionais entre a prática e o pensamento artístico contemporâneo
Palavras-chave em português
modalidades de experiência
práxis artística-ecosófica e communitas
relacional
Resumo em português
A presente pesquisa visa delinear princípios filosóficos e procedimentos criativos e metodológicos centrais do programa artístico in progress Projeto Árvore, desenvolvido pelo coletivo transdisciplinar URUBUS desde 2005, buscando investigar suas estratégias de ação, estabelecendo ênfase de análise nas abordagens de natureza relacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação com revisão de diários criativos processuais, com revisão bibliográfica, com pesquisas de campo, com entrevista dos artistas realizadores e outros participantes das ações, com análise de conteúdo multimídia (foto, áudio e vídeo) criado ao longo do programa e com pesquisas ações práticas relacionais. No capítulo um, abordaremos os principais fundamentos políticos, filosóficos e estruturais que sustentam a existência do Projeto Árvore. No segundo, adentraremos seu universo artístico compreendendo os seus contornos, territórios e práticas de operação. E no terceiro poderemos aprofundar o olhar sobre três trabalhos que o compõem - enquanto a árvore espera na semente, Corpos/ e entreExtremos - Projeto Árvore em residência no Parque Nacional Serra da Capivara -, analisando com maior minúcia os impactos e reverberações de seus alcances relacionais no outro/público. No desenvolvimento da pesquisa foi possível reconhecer metodologias aplicadas pelo URUBUS na realização do programa performativo e relacional in progress de ação pública em meio urbano e natural, delimitando horizontes de sua criação e ação prática. Identificar o seu campo de interesse artístico voltado à produção de modalidades de experiência. E reconhecer em suas atividades a presença de uma "práxis artística-ecosófica". A dissertação pretende destinar-se à pesquisa de artistas independentes, de pesquisadores das práticas performativas e relacionais, de zonas autônomas temporárias, de communitas urbanas e da "cultura de presença".
Título em inglês
The tree in a drift - relational approaches to contemporary artistic practice and thought
Palavras-chave em inglês
ecosophical-artistic praxis and communitas.
modalities of experience
relational
Resumo em inglês
This research intends to outline philosophical principles and creative and methodological procedures that are essential in the progressing artistic project Projeto Árvore / Tree Project, developed by the interdisciplinary collective group URUBUS since 2005. The group investigates action strategies emphasizing approaches to relational nature. An action-research was made with such purpose, which included reviews of creative process diaries, bibliography analysis, field research, interviews with the artists and other participants of the actions, analysis of the multimedia content (pictures, audio and video) produced along the work and focusing on relational researches-actions-practices. At the first chapter we discuss political, philosophical and structural fundaments that support the existence of Projeto Árvore / Tree Project. At the second chapter we approach its artistic universe comprehending its outlines, grounds and practices of operation. At the third chapter we look deeper at three pieces that are part of the project - while the tree waits inside the seed, Bodies/ and betweenExtrems - Projeto Árvore / Tree Project at Serra da Capivara National Park - and analyze the impacts and repercussions of the relational influence in the public/other. During the development of the research we identified methodologies used by URUBUS in the progressing performative and relational program of public action in urban and natural landscapes outlining horizons of creation and practical action. To identify the field of artistic interest towards the production of experiences. And to recognize in its activities the presence of an "ecosophical-artistic praxis". This work intends to give grounds to the research of independent artists, performative practices researchers, relational aesthetics, temporary autonomous zone, urban communitas and "culture of presence.
 
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Data de Publicação
2015-06-02
 
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