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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-05032013-101715
Documento
Autor
Nombre completo
Dalmir Rogerio Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Cunha, Kathia Castilho
Ramos, Adriana Vaz Ferreira
Título en portugués
Alinhaves entre traje de cena e moda: estudos a partir de Gabriel Villela e Ronaldo Fraga
Palabras clave en portugués
Gabriel Villela
moda
Ronaldo Fraga
traje de cena
Resumen en portugués
Esta pesquisa é um estudo acerca das intersecções entre teatro e moda, através do aspecto ritualístico do traje de cena, a partir do trabalho do diretor e figurinista Gabriel Villela em Romeu e Julieta (1992, junto ao Grupo Galpão de Teatro); e do trabalho do estilista Ronaldo Fraga, no desfile Nara Leão (2007). A definição de termos como traje de cena, indumentária e moda somada à investigação bibliográfica dos dois criadores, sob a ótica da teoria teatral e a análise dos dois eventos - o espetáculo teatral e a fashion performance - a partir de registros fotográficos, audiovisuais e entrevistas, possibilitam um registro e reflexão dos processos criativos de Villela e Fraga, tendo em vista a tradição e o costume popular presentes em seus trabalhos por meio de técnicas artesanais, utilizadas na produção de trajes na cena contemporânea.
Palabras clave en inglés
costume design
fashion
Gabriel Villela
Ronaldo Fraga
Resumen en inglés
This research is the study of intersections between theater and fashion through the ritualistic aspects of theatrical costumes. The basis for the study are the creative processes of theater director and costume designer Gabriel Villela in Romeu e Julieta (1992, together with Grupo Galpão de Teatro) and the work of fashion designer Ronaldo Fraga in the performance Nara Leão (2007). The definition of terms such as costume, costume design and fashion combined with the bibliographical research about the two creators under the light of drama theory, and the analysis of two events: the theatrical spectacle and fashion performance, from: photographs, audiovisual and interview enable a record and reflection of the creative processes of Villela and Fraga, in terms of the tradition and popular custom in their work through traditional techniques used in the production of contemporary costumes in the national scene.
 
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DalmirTese.pdf (10.15 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-03-05
 
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