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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2016.tde-06092016-111821
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Miyuki Matsuda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Viana, Fausto Roberto Poço (Presidente)
Italiano, Isabel Cristina
Menezes, Marizilda dos Santos
Título em português
As influências japonesas nos trajes de cena de Ariane Mnouchkine - conceituação, modelagem e construção
Palavras-chave em português
modelagem
teatro japonês
Théâtre du Soleil
traje de cena
Resumo em português
Esta pesquisa analisa como são trabalhadas as influências dos diferentes estilos de teatro japonês na elaboração dos trajes de cena do Théâtre du Soleil, sob a direção de Ariane Mnouchkine nas produções de Ricardo II (1981), Henrique IV - parte um (1984) e Tambores sobre o dique (1999). São investigadas a história, os trajes, as máscaras e a maquiagem do teatro Nô, Kyogen, Kabuki e Bunraku, para estabelecer uma melhor análise dos espetáculos do Théâtre du Soleil, citados acima. É elaborado também, um pequeno manual com as modelagens e fotos da construção de um traje de cada um dos tipos de teatro japonês e dois conjuntos de trajes de cada espetáculo do Théâtre du Soleil. Busca-se com a análise destes espetáculos e o estudo dos seus trajes, juntamente com o estudo do teatro tradicional japonês, estabelecer um paralelo entre a cultura oriental e a ocidental. A elaboração dos moldes é importante para que seja possível visualizar como estas influências se materializam e para que parte da memória dos espetáculos possa ser registrada e facilmente reproduzida por aqueles que se interessem pelo tema.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Japanese theater
patternmaking
scene costume
Théâtre du Soleil
Resumo em inglês
This research analyses how the influence of Japanese theater is used in the elaboration of costume design at the Théâtre du Soleil, under the direction of Ariane Mnouchkine in the productions of Richard II (1981), Henry IV - Part one (1984) and Drums on the dike (1999). The history, costumes, masks and makeup of the Noh, Kyogen, Kabuki and Bunraku theater are investigated to establish a better analysis of the performances of Théâtre du Soleil, cited above. A small manual with patterns and photos of the construction of one costume from each type of Japanese theater and two sets of costumes from each show from the Théâtre du Soleil will be developed as well. With the analysis of the shows and the study of their costumes, and also the study of Japanese theater, we seek to establish a parallel between Eastern and Western cultures. The elaboration of the patterns is really important so that you can see how these influences were materialized and that part of the show's memory can be recorded and easily reproduced by those who are interested in the subject.
 
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Data de Publicação
2016-09-06
 
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