• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-10072023-094626
Document
Auteur
Nom complet
Danilo Silveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Pereira, Sayonara Sousa (Président)
Geraldi, Silvia Maria
Lourenço, Robson
Santos, Gladistoni
Silva, Rosemeri Rocha da
Titre en portugais
Corpo Tateado: práticas artístico pedagógicas em estados corporais na criação em dança
Mots-clés en portugais
criação em dança
estados corporais
estados tônicos
presentidade
singularidade
Resumé en portugais
O argumento, apresentado aqui nesta Tese, se edifica apoiado no interesse de investigação em dança que se constrói a partir da lógica dos estados corporais, considerando seus aspectos artísticos e estratégias metodológicas. O grande objetivo está na construção de uma reflexão que se apresenta a partir das experiências do autor desta Tese, bem como dizeres sobre experiências artísticas e pedagógicas, com base no estudo e análise dos métodos, características e estratégias de criação de artistas da cena contemporânea que se utilizam desta poética para a criação de seus trabalhos como Cinthia Kunifas, Mônica Infante, Marta Soares, Rosemeri Rocha, Eduardo Fukushima, entre outras. Para isso, a Tese estuda também os processos criativos e metodológicos de alguns artistas da cena mundial que tem lidado com esta estratégia de criação. Igualmente, se apresenta no escopo do estudo, um compartilhamento de aspectos pedagógicos e metodológicos vividos nas disciplinas, cursos e oficinas ministrados pelo autor desta Tese na Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, em que se pensa os estados de corpo como proposição em dança. Como aparo referencial, a pesquisa se apoiará teoricamente nos pensamentos de Hubert Godard (1995), Jussara Setenta (2008), Adriana Bittencourt Machado (2001) e (2012), Mário Bunge (2004) e António Damásio (2004), entre outros, a fim de ampliar a discussão referente ao fazer do corpo como estados corporais, objetivando arquitetar uma discussão sobre as relações entre corpo, movimento e estratégias metodológicas de criação artística.
Titre en anglais
Touched body: pedagogical artistic practices in body states in dance creation
Mots-clés en anglais
body states
creation in dance
presentness
tonic states
uniqueness
Resumé en anglais
The argument, presented here in this Thesis, builds itself supported by the research interest in dance that is built from the logic of bodily states, considering its artistic aspects and methodological strategies. The main objective is the construction of a reflection that is presented from the experiences of the author of this Thesis, as well as sayings about artistic and pedagogical experiences, based on the study and analysis of the methods, characteristics and strategies of creation of artists of the contemporary scene that use this poetics to create their works, such as Cinthia Kunifas, Mônica Infante, Marta Soares, Rosemeri Rocha, Eduardo Fukushima, among others. For this, the Thesis also studies the creative and methodological processes of some artists on the world scene who have been dealing with this creative strategy. Likewise, in the scope of the study, a sharing of pedagogical and methodological aspects experienced in the disciplines, courses and workshops taught by the author of this Thesis at the State University of Paraná, UNESPAR, in which body states are thought of as a proposition in dance. As a reference point, the research will be theoretically based on the thoughts of Hubert Godard (1995), Jussara Setenta (2008), Adriana Bittencourt Machado (2001) and (2012), Mário Bunge (2004) and António Damásio (2004), among others, in order to broaden the discussion regarding the making of the body as bodily states, aiming to build a discussion on the relationships between body, movement and methodological strategies of artistic creation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-07-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.