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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-12012016-102324
Documento
Autor
Nome completo
Manon de Salles Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Barbuy, Heloisa Maria Silveira
Bonadio, Maria Claudia
Correa, Victor Aquino Gomes
Costa, Felisberto Sabino da
Título em português
A roupa depois da cena
Palavras-chave em português
Conservação têxtil
Cultura material
Fause Haten
Figurinos
Moda
Ney Matogrosso
Teatro
Trajes de cena
Resumo em português
A partir da estreita relação entre a roupa social e o figurino, dentro e fora do espetáculo, esta tese tem como objetivo investigar os percursos que faz a roupa após a "cena", isto é, a partir do momento em que são guardadas como documentos de pesquisa e não mais usadas como objeto de consumo e descarte. São discutidas questões relacionadas aos acervos têxteis e os processos necessários para a sua conservação e esse será o objeto de estudo: as iniciativas existentes fora dos espaços museológicos que vem sendo realizadas por grupos de teatro, universidades, colecionadores, instituições culturais e estilistas. Será debatido o exemplo do Centre National du Costume de Scène, na França, a coleção de figurinos do cantor/performer Ney Matogrosso numa instituição de ensino, e o desenvolvimento, como estudo de caso, do projeto de conservação e exposição da coleção de marionetes do estilista/figurinista Fause Haten.
Título em inglês
The clothes after the scene
Palavras-chave em inglês
Costumes
Fashion
Fause Haten
Material culture
Ney Matogrosso
Textile conservation
Theatre
Resumo em inglês
From the close relationship between social clothes and costumes, in and out of the show, this thesis aims to investigate the pathways that make the clothes after the "scene" that is, from the moment they are saved as documents research and no longer used as an object of consumption and disposal. Issues are discussed related to textiles collections and the processes needed for its conservation and that will be the object of study: existing initiatives outside the museum spaces that have been performed by theater groups, universities, collectors, cultural institutions and designers. It will be discussed the example of the Centre National du Costume de Scène in France the collection of costumes the singer / performer Ney Matogrosso an educational institution, and the development, as a case study, the conservation project and exhibition designer collection of puppets / costume Fause Haten
 
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Data de Publicação
2016-01-12
 
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