• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-16012024-150535
Document
Auteur
Nom complet
Eliana Claudina Monteiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Martins, Marcos Aurélio Bulhões (Président)
Machado, Vinicius Torres
Quilici, Cassiano Sydow
Titre en portugais
A Última Palavra é a Penúltima: Intervenção Urbana e Esgotamento
Mots-clés en portugais
Depoimento pessoal
Encenação
Encenadora brasileira
Teatro brasileiro
Teatro da Vertigem
Resumé en portugais
A partir do relato e análise dos procedimentos realizados na criação da intervenção urbana A Última Palavra é a Penúltima, a dissertação percorre os elementos do processo criativo sob o ponto de vista da encenação, a partir do depoimento pessoal, procedimento de trabalho usado pelo Teatro da Vertigem. Esta dissertação está dividida em três partes: o início do aprendizado do processo colaborativo, realizado durante a criação de Apocalipse 1,11; as ferramentas da filosofia para a concepção cênica da intervenção urbana; e, por fim, um relato minucioso do processo de ensaio de A Última Palavra é a Penúltima 2.0. Tal divisão foi realizada no sentido de esmiuçar um processo de criação que se desenvolve, sobretudo, a partir de imagens, gerando um trabalho site specif centrado na ideia de um programa de ações performativas.
Titre en anglais
A Última Palavra é a Penúltima: Urban Intervention and Exhaustion
Mots-clés en anglais
"Teatro da Vertigem" (Vertigo's Theater)
Brazilian directing
Brazilian theater
Personal testimonial
Staging
Resumé en anglais
From the report and analysis of the procedures accomplished in the creation of the urban intervention A Última Palavra é a Penútima (The Last Word is the Penultimate), the dissertation goes through the elements of the creative process from the point of view of staging, based on personal testimony, a working procedure used by brazilian's Teatro da Vertigem (Vertigo's Theater). This dissertation is divided into three parts: the beginning of the collaborative process' learning, accomplished during the creation of the play Apocalipse 1,11 (Apocalypse 1:11); the philosophy tools for the scenic conception of urban intervention; and, finally, a rigorous description of the rehearsal process from the intervention A Última Palavra é a Penútima 2.0 (The Last Word is the Penultimate 2.0). This division was realized in order to scrutinize a creation process that develops itself, above all, from images, generating a site specific work centered on the idea of a performative actions' program.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.