• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-19042018-111800
Documento
Autor
Nombre completo
Rudson Marcelo Duarte
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Costa, Felisberto Sabino da (Presidente)
Azevedo, Sônia Machado de
Colla, Ana Cristina
Título en portugués
No teatro todo corpo é máscara: a prática do mascaramento e seus desdobramentos a partir do trabalho do Théatrê du Soleil
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
A relação entre a linguagem da máscara e o corpo do ator é estudada desde o início do século XX por diversos artistas-pedagogos, como Gordon Craig, Jacques Copeau e Jacques Lecoq. Mas a influência dessas pesquisas no trabalho dos atores do Théatre du Solei entende uma perspectiva diferencial acerca de como esse corpo reage e se deixa afetar durante a experiência com a máscara. Essa pesquisa busca entender os traços significativos dessa escrita do Soleil, realizada com máscara no corpo do atuante e seu mascaramento resultante: o corpo-máscara. Através de estudos sobre o Interacionismo Simbólico de Goffman, da neurociência de Mark Johnson e da sua relação com os trabalhos artísticos integrados de Helena Katz e Christine Greiner, buscamos observar como a relação do corpo com o atravessamento simbólico da máscara pode criar uma cognição e imagética para o ator, ao mesmo tempo esse olhar fora conduzido para uma aproximação com o trabalho artístico com as máscaras no Soleil, para depois realizarmos uma experimentação laboratorial, que nos pudesse fazer entender esses traços em uma prática, que elucidasse tais conceitos e perspectivas.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
The relationship between the language of the mask and the body of the actor has been studied since the beginning of the twentieth century by several artists-pedagogues such as Gordon Craig, Jacques Copeau and Jacques Lecoq, but the influence of these researches on the work of the actors of Théatre du Soleil, A differential perspective on how this body reacts and lets itself be affected during the experience with the mask. This research seeks to understand the significant features of this writing of Soleil, performed with a mask on the body of the actor and its resulting masking: the body-mask. Through studies of Goffman's Symbolic Interactionism, Mark Johnson's neuroscience, and his relationship to the integrated art works of Helena Katz and Christine Greiner, we sought to observe how the relation of the body to the symbolic crossing of the mask can create a cognition and Imagery for the actor, at the same time this look was led to an approximation with the artistic work with the masks in the Soleil, and then to carry out a laboratory experimentation, that could make us understand those traces in a practice, that would elucidate such concepts and perspectives.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.