• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2016.tde-19092016-164916
Documento
Autor
Nombre completo
Paula de Lima Baraldi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Betti, Maria Silvia
Khoury, Feres Lourenço
Título en portugués
Lugar (In) Comum: a parceria de Flávio Império e Fauzi Arap em Pano de Boca
Palabras clave en portugués
Fauzi Arap
figurino
Flávio Império
teatro brasileiro
vida e arte
Resumen en portugués
A presente dissertação discorre a respeito da parceria do cenógrafo-figurinista-artista visual Flávio Império com o diretor-dramaturgo Fauzi Arap em Pano de Boca, primeira peça escrita por este, com foco na montagem de 1976, realizada no Teatro Treze de Maio, em São Paulo. O texto, dividido em três planos, apresenta no primeiro duas personagens-personagens, criadas por um autor invisível e que dialogam com a platéia, sem o uso da "quarta parede", no segundo, uma atriz que questiona as fronteiras entre a vida e a arte e, no terceiro, um grupo teatral que decide o futuro de sua trupe, trancado, no plano ficcional, dentro de um teatro abandonado. À luz de textos de Foucault, Nise da Silveira, Pirandello, Chevalier e de textos e obras de Fauzi e Flávio, a dissertação aborda sincronicidades e busca similitudes entre o plano ficcional de Pano de Boca e a realidade do teatro paulistano dos anos 1970, além de pôr em cena os lendários teatros Arena e Oficina, e o show Opinião
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Brazilian theatre
Costume design
Fauzi Arap
Flávio Império
Life and art
Resumen en inglés
This dissertation discusses about the partnership between the set and costume designer and visual artist Flavio Império and the playwright-director Fauzi Arap in Pano de Boca, first play written by Arap with a focus on the 1976's production, held at the Teatro Treze de Maio, in São Paulo. The text, divided into three levels, presents on the first one two characterscharacters, created by an invisible author, that dialogues with the audience without the use of the "fourth wall"; on the second one, an actress blurs the limits between life and art; on the third, a theatrical group decides about the future of the troupe, locked in the fictional plan inside an abandoned Theatre. Pursuant to Foucault, Nise da Silveira, Pirandello, Chevalier, texts and artworks of Fauzi and Flávio, the dissertation deals with synchronicities and searches for similarities between the fictional plan of Pano de Boca and the reality of São Paulo's Theatre in 1970's and brings into the scene the legendary Theatres Arena and Oficina, and the show Opinião.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-09-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.