• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2012.tde-21022013-153602
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Denny de Toledo Leite
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Presidente)
Agra, Lúcio José de Sá Leitão
André, Carminda Mendes
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
Silva, Antônio Carlos de Araújo
Título em português
Caleidoscópio digital : contribuições e renovações das tecnologias da imagem na cena contemporânea
Palavras-chave em português
Tecnologias da imagem
Resumo em português
Qual é o lugar das imagens tecnológicas na cena hoje? O que muda com a inclusão das linguagens cinematográficas, videográficas e agora a internet nas artes cênicas na contemporaneidade? Quais seriam as contribuições desses cruzamentos entre o teatro, a performance art, a ópera e a dança, quando utilizam as linguagens audiovisuais? Nesse estudo pretendo levantar uma reflexão sobre essas contribuições, dividindo em três pilares de análise: as somas das imagens tecnológicas em relação ao Espaço, depois sobre o Tempo e finalmente sobre o Corpo. Sempre utilizando exemplos da cena contemporânea, mas também recorrendo aos pioneiros nessa atividade, mostrarei como os recursos eletrônicos e digitais mudaram a forma de fazer e ver como potências cênicas hoje, e como podem dialogar com novas ideias de espacialidade, temporalidade e corporificação quando se apresenta: efeitos de alteração, efeitos poéticos, de memória e também como a presença. Uso como exemplos de análise também trabalhos que eu desenvolvi como diretor e diretor de arte/cenógrafo nos últimos quatro anos, bem como exemplos de artistas e grupos nacionais e internacionais. Os resultados obtidos podem abrir perspectivas para professores de artes cênicas em geral, assim como para diretores, cenógrafos, profissionais do cinema e do vídeo, artistas das mídias e outras pessoas que investiguem a encenação contemporânea e seu universo híbrido.
Resumo em inglês
Which is the place of technologic images in the theatre today? What is changed due to inclusion of cinematographic, videographic and internet languages nowadays? Which contributions would be from these intersections between theatre, performance art, opera and dance when we use audiovideo languages? In this study, I wish to raise a reflection on those contributions, dividing into three pillars of analysis: The sums of the technologic images in relation to Space, on Time and then finally on the Body. Always using examples of the contemporary scene, but also using the pioneers in this activity, I will show how the electronic and digital resources like scenic powers today have changed the way of doing and seeing the theatre, and how they can engage with new ideas of spatiality, temporality and embodiment when they present effects of changing, poetry, memory and also presence. Using as examples of analysis also works that I developed as a director and art director / designer in the last four years, as well as examples of artists and national and international groups.The results may open perspectives for teachers of performing arts in general, as well as directors, designers, cinema's and video's professionals, artists from the media and others who investigate contemporary staging and its hybrid universe.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Marcelo_corrigida.pdf (8.03 Mbytes)
Data de Publicação
2013-02-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.