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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-24112015-104914
Documento
Autor
Nome completo
Miriam Aby Cohen
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Leite, Marcelo Denny de Toledo
Andrade, José Carlos dos Santos
Cruz, Doris Rollemberg
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
 
Título em português
O desenho da cena como experiência: intersecções na prática artística contemporânea entre cenografia instalação expografia
Palavras-chave em português
Cenografia
Curadoria
Instalação
Museografia
Performance
Tecnologia Cênica
Resumo em português
Apresenta uma abordagem do cenógrafo como artista autônomo capaz de elaborar e materializar narrativas próprias, além de acercar-se daquelas já existentes. Um artista que transita por diversas áreas de linguagem, cuja produção coloca a cenografia como protagonista no contexto das Artes Visuais, das Artes Performáticas e da Museografia. Identifica e analisa as intersecções, o ENTRE, das linguagens distintas, nas quais o cenógrafo expressa-se artisticamente: cenografia, instalação e expografia, definindo o termo 'desenho da cena' para referir-se à produção nas distintas áreas e em suas intersecções. Adota o conceito de 'desenho da cena como experiência' para tratar da relação e impacto entre o desenho de cena e o indivíduo. Destaca a produção da autora dessa tese, seus 'desenhos de cena', como objetos de análise, produções realizadas durante o período vigente dessa pesquisa, de 2011 a 2015; complementando, pontualmente, com produções de relevância de outros autores, que elucidam as intersecções e colaboram para análise do tema. Projetos curatoriais recentes que apresentam relevância e influência nas práticas artísticas contemporâneas no campo do desenho da cena são também selecionados para análise, destacando aqueles que aproximam a teatralidade da prática da performance no âmbito da galeria e do museu, estabelecendo distintas possibilidades de percepção e participação do público. Através da abordagem sobre o papel do curador, discute-se o valor potencial na validação dos processos artísticos, consequentemente, do reconhecimento do trabalho de designers de cena como 'obra'. Essa tese, busca subsidiar a reflexão sobre o processo criativo alinhado com as linguagem e ferramentas da produção artística do cenógrafo na atualidade, na intenção de motivar o artista a deflagrar processos transformadores, inspiradores e que combatam à estagnação e à repetição do mesmo fazer, que provoquem a reflexão sobre a prática e seus processos continuamente, e que possivelmente apontem para aspectos relevantes de sua formação.
 
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Art Installation
Exhibition Design
Performance
Scenography Curator
Technology
Resumo em inglês
Brings up the performance designer's attitude, as an independent artist able to develop and materialize own narratives. An artist who moves through various languages areas, whose production places the design for Performance as the protagonist in the context of visual arts, performing arts and exhibition design. This research project aims to Identify and analyze the intersections, the practice In-between of distinct languages, in which the designer expresses artistically through the theatre design, art installation and exhibition design. Adopts the term 'performance design' to redefining and to refer to the practice in different areas and the intersections, assigning forward the concept of 'performance design as experience' to address the relationship and impact between performance design and the human being. Highlights the author's production of this thesis, her 'performance designs' as objects of analysis, developed during the current period of this research project - from 2011 to 2015; complementing, punctually, with relevant productions from other authors, which collaborate for analysis of the topic. Recent curatorial projects that demonstrate relevance and influence on contemporary artistic practices in the field of performance design are also analysed, emphasising those approaching the theatricality of the practice of Performance within the gallery and the Museum, establishing distinct possibilities of perception and interactivity. Through the approach of the today curator's role, discusses his influence on the validation of artistic processes, therefore, the recognition of the work by performance designers as 'art'. This thesis seeks to support thinking on how to bearing creative processes lined up with the aesthetic demands, language and tools of artistic production of the performance designers today. Especially on how to motivate the artist to trigger inspiring processes that can combat stagnation and repetition, transforming their practices and provoking a continuous development; also possibly pointing to relevant aspects of their training.
 
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MiriamAbyCohenVC.pdf (2.79 Mbytes)
Data de Publicação
2015-11-24
 
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