• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-26122019-114216
Documento
Autor
Nome completo
Elisa de Almeida Rossin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Costa, Felisberto Sabino da (Presidente)
Coutinho, Eduardo Tessari
Mattar, Sumaya
Mendonça, Maria Beatriz Braga
Ramos, Adriana Vaz Ferreira
Título em português
O campo poético das máscaras: atravessamentos atemporais ensaiados na pele e na forma
Palavras-chave em português
arte contemporânea
confecção
corpo
escultura
máscara
Resumo em português
A presente tese surge do desejo e da necessidade de ampliação dos estudos voltados à poética da máscara. Seus agenciamentos abarcam a multiplicidade de aspectos que atravessam minha relação com o objeto: na pele, quando o utilizo sobre meu rosto ou quando o modelo com as minhas mãos; na forma, quando o relaciono às materialidades cênicas, ao espaço e aos planos da visualidade. A discussão concentra-se sobre a união entre corporeidade e materialidade, a interação dos elementos orgânicos e inorgânicos e os campos abstratos e imaginários de criação e apreciação estética. Os temas também são postos em discussão por meio de compartilhamentos de práticas e obras artísticas contemporâneas, possibilitando a abertura das fronteiras entre as linguagens, bem como a amplificação dos alcances da pesquisa.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
body
contemporary art
making
mask
sculpture
Resumo em inglês
The present thesis arises from the desire and the need to expand studies focused on the poetics of the mask. Its many agencies encompass the multiplicity of aspects which traverse my relationship with the object: on the skin, when I use it on my face or when I model it with my hands; in form, when I relate it to scenic materialities, space, and visual planes. The discussion focuses on the bond between corporeality and materiality, the interaction between organic and inorganic elements, and the abstract and imaginary fields of creation and aesthetic appreciation. The themes are also put into discussion through sharing of practices and contemporary art works, allowing the opening of the borders between languages, as well as the amplification of the scope of this research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.