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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.27.2017.tde-27092017-095436
Document
Auteur
Nom complet
Humberto Issao Sueyoshi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Président)
Amado, René Marcelo Piazentin
Nadai, Carolina Camargo de
Ramos, Luiz Fernando
Santos, Eneila Almeida dos
Titre en portugais
Vertentes didáticas de uma cena liricizada
Mots-clés en portugais
Acessibilidade
Autoetnografia
Didática do ensino superior
Fontes de Pesquisa
Forma Lírica do Teatro
História do Teatro
Linhas do Tempo
Resumé en portugais
O trabalho aqui apresentado é a concretização de um jornada que transitou entre a história, a didática e a teoria teatral. Por isso há seis volumes com grande parte do trabalho realizado durante essa jornada. Na multiplicidade da contemporaneidade um amplo leque de ferramentas é solicitado para navegar nas análises e criações cênicas. Quanto mais instrumentais para essa navegação maior a chance de uma viagem potente. Há uma lacuna na teoria dos gêneros quando pensada na área das artes cênicas: a forma lírica do teatro. Essa ausência tem uma proposta de efetivação nas páginas que se seguem e a partir dessa proposta desenvolve-se algumas possibilidades didáticas de adentrar numa cena que apontamos como liricizada. No primeiro volume dessa pesquisa encontramos o relato dessa viagem; no primeiro capítulo temos a história como núcleo que acomoda e organiza o lugar de onde viemos e para onde a pesquisa deseja ir, o contexto da pesquisa e as linhas do tempo que nela foram desenvolvidas; no segundo capítulo a teoria teatral é revisitada sob a ótica da forma lírica do teatro e desenvolve-se uma proposta para contribuir para a análise e criação cênicas com um instrumental que pode ser utilizado para olhar obras do passado, da atualidade e do porvir; no terceiro capítulo desenvolve-se algumas possibilidades de como adentrar nessa cena liricizada na prática docente. Os volumes dois, três, quatro e cinco trazem fontes consideradas primarias para uma projeção dessa cena liricizada que foram traduzidas e incorporadas nessa história. O volume seis permite o acesso a outras fontes, na forma de uma listagem com acesso ao banco de dados numa relação peer-to-peer, para que estudantes possam acessar esse conhecimento acumulado.
Titre en anglais
Strands of a scene "liricizada".
Mots-clés en anglais
Accessibility
Didactics of higher education
History of Theater
Lyric form of the Theater
Self-ethnography
Sources
Timelines
Resumé en anglais
The work presented here is the concretization of a journey that transited between history, didactics and theatrical theory. Therefore, there are six volumes with much of the work done during that journey. In the multiplicity of contemporary, a wide range of tools is required to navigate the analysis and scenic creations. The more instrumental the navigation, the greater the chance of a powerful trip. There is a gap in the theory of genres when it comes to the area of performing arts: the lyrical form of theater. This absence has a proposal of effectiveness in the pages that follow and from this proposal; it develops some didactics possibilities to enter a scene that we point like "liricizada". In the first volume of this research we find the account of this trip; In the first chapter we have history as the nucleus that accommodates and organizes the place from which we came and to where the research wants to go, the context of the research and the timelines that were developed in it; In the second chapter the theatrical theory is revisited under the optics of the lyrical form of the theater and a proposal is developed to contribute to the scenic analysis and creation with an instrument that can be used to look at works of the past, the present and the future; In the third chapter we develop some possibilities of how to enter into this scene enlivened in the teaching practice. Volumes two, three, four e five bring sources considered primary to a projection of this scene "liricizada" that have been translated and incorporated into this story. Volume six allows access to other sources in the form of a list with access to the database in a peer-to-peer relationship, so that students can access that accumulated knowledge.
 
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Date de Publication
2017-09-27
 
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