• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-02042024-113128
Documento
Autor
Nombre completo
Letícia de Queiroz Bertelli
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Pinto, Ivan Vilela (Presidente)
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Machado, Regina
Marques Neto, Pedro
Souza, Josiley Francisco de
Título en portugués
Da inventiva ao papel: Oralidade e escrita na obra de Elomar Figueira Mello
Palabras clave en portugués
Elomar Figueira Mello
ópera brasileira
oralidade
partitura
Resumen en portugués
Percorrer o território inventivo de Elomar, caminhar ao seu lado pelas fendas do tempo de seus sertões para ouvir as narrativas que marcaram o chão do seu estradar. Compreendê-lo pelas marcas de suas experiências para então buscar os elos que o ligam a outros cantadores em sentidos mútuos de pastorear palavras. Ouvi-lo, ouvir a obra, ouvir aqueles que construíram os saberes que alicerçam os caminhos teóricos de nossa pesquisa no campo das oralidades e escritas. Nosso trabalho coloca a partitura, especialmente em Elomar, como um instrumento a ser revisto e relativizado. Para tanto, discorremos sobre como se dão os ajustes necessários para representar as várias linguagens presentes na obra, tratando especificamente características de sua oralidade, e buscamos ampliar as possibilidades de leitura a partir da contextualização das musicalidades impressas. Reunindo a diversificada produção acadêmica sobre sua obra e colaborando com novas análises, nossa abordagem conduziu a duas perspectivas: a primeira, de que a figura deste cantador narrador persiste no tempo em tradições renovadas quanto a linguagens e meios de comunicação, incluindo a partiturização. E a segunda, na visão de que sua ópera, como ampliação do discurso narrativo de seu cancioneiro, se presentifica não dentro da tradição do gênero europeu, mas como forma genuinamente brasileira de continuidade da tradição romanceira, ainda que tendo em seu horizonte as salas de concerto.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Brazilian opera
Elomar Figueira Mello
orality
sheet music
Resumen en inglés
Traveling through Elomar's inventive territory, walking by his side through the cracks of time in his sertões (hinter lands of Brazil) to listen to the narratives that marked the ground of his road. Understand him through the marks of his experiences to then look for the links that connect him to other singers in mutual senses of shepherding words. Listening to him, listening to his work, listening to those who built the knowledge that underpins the theoretical paths of our research in the field of orality, narratives and writing. Our research places the score, especially in Elomar, as an instrument to be revised and relativized. To do so, we discuss how the necessary adjustments are made to represent the various languages present in the work, specifically addressing characteristics of its orality, and we seek to expand the possibilities of reading from the contextualization of printed musicalities. Bringing together the diverse academic production on his work and collaborating with new analyses, our approach led to two perspectives: the first, that the figure of this narrator singer persists in time in renewed tradition in terms of languages and means of communication, including the score. And the second, in the view that his opera, as an expansion of the narrative discourse of his cancioneiro, is present not within the tradition of European opera, but as a genuinely Brazilian form of continuity of the romance tradition, even though having in its horizon the theaters of concert.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.