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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-14032013-104135
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Salomon Soares Tramontina
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Machado Neto, Diosnio (Presidente)
Nogueira, Lenita Waldige Mendes
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Título em português
A apropriação dos discursos da New Musicology por três didáticas norte-americanas de ensino de história da música
Palavras-chave em português
Historiografia musical
Musicologia crítica
Pedagogia de História da Música
Resumo em português
O recrudescimento das críticas aos paradigmas teórico-conceituais e ao próprio modus operandi da musicologia histórica, a partir da década de 1980, fomentou seu reposicionamento em direção a processos, temas e métodos característicos das disciplinas não musicais, tais como a antropologia, linguística, etnomusicologia, crítica literária e a teoria cultural, dente outras. Como a Historiografia da segunda metade do século XX, tenta desenvolver uma crítica aos seus enunciados e práticas baseada na consciência de suas formas de construção e significação e da historicidade de seus postulados. Tal fenômeno de inquirição ontológica deu-se, majoritariamente, nos países de língua inglesa, onde recebeu o nome de New Musicology. Sob este contexto, portanto, será analisado como três didáticas de ensino de História da Música, amplamente utilizadas nos cursos de graduação em música dos Estados Unidos, têm se apropriado destes discursos críticos. Tratar-se-á, pois, de desvelar como um material comumente caracterizado por uma postura historiográfica mais tradicionalista, cuja tendência é apresentar uma História da Música que coaduna contextualização geopolítica, "evolução" dos estilos, gêneros e formas musicais a aspectos biográficos das "grandes personalidades", tem inserido e articulado em suas narrativas e estratégias pedagógicas as propostas da New Musicology.
Palavras-chave em inglês
Critical Musicology
Music history pedagogy
Musical historiography
Resumo em inglês
The upsurge of the critics on historical musicology as a discipline, since the 1980s, fostered its repositioning towards processes, themes and methods belonging to non-musical disciplines such as anthropology, linguistics, ethnomusicology, literary criticism and cultural theory, among others. In the same way as historiography did from the second half of twentieth-century, it criticizes its own practices and ideas based on awareness of its construction and meaning models, as well as of the historicity of its postulates. This ontological inquiry took place, mainly, in Englishspeaking countries, where it was called New Musicology. Under this context, therefore, the intent of this text is to analyze how three widely used Music History textbooks had adopted this critical discourses into their texts. In other words, this dissertation intend to reveal how books who, normally, has a traditional and noncritical approach regarding music history, insert in their textual narratives and pedagogical strategies the ideas of New Musicology.
 
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Data de Publicação
2013-03-14
 
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