• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-18092009-132904
Documento
Autor
Nome completo
Vitor Kisil Miskalo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Garcia, Denise Hortência Lopes
Queiroz, Marcelo Gomes de
Título em português
A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa
Palavras-chave em português
Composição
Interação
Música
Performance
Tecnologia
Resumo em português
A dissertação busca compreender e dimensionar a influência da performance, enquanto elemento composicional, na atividade musical eletroacústica interativa de concerto, assim como suas conseqüências nos processos de composição derivados da tradição musical de concerto. O trabalho contextualiza historicamente e propõe reflexão sobre música interativa; expõe o conceito de interação e o funcionamento dos sistemas musicais interativos; analisa obras do repertório de concerto que se utilizam destes sistemas e apresenta duas peças multimídia compostas coletivamente, nas quais o autor foi responsável pela elaboração e programação das ferramentas musicais interativas utilizadas. Por fim, conclui que a influência da performance no processo composicional da música interativa de concerto é significativa. O compositor determina, no momento da criação, a forma e a intensidade com que a performance pode alterar, em tempo real, as dimensões temporais da obra musical. Por outro lado, as características dos sistemas digitais estimulam o desenvolvimento de obras multimídia.
Título em inglês
The performance as a compositional element in electroacoustic interactive music
Palavras-chave em inglês
Composition
Interaction
Music
Performance
Technology
Resumo em inglês
This research aims at understanding and measuring the influence of performance as a compositional element in the electroacoustic interactive music concert, and its consequences in the process of composition, based on the concert music tradition. The research discusses interactive music and contextualizes it historically; explains the concept of interaction and the operation of interactive music systems; examines the repertoire of concert music that makes use of interactive tools and presents two multimedia works, collectively composed, in which the author was responsible for the programming of the interactive computer tools used. As a conclusion, it proposes that the influence of performance in compositional interactive concert of music is substantial. The composer determines, during his creative process, the form and intensity in which the performance may alter, in real time, the temporal dimensions of the musical work. On the other hand, the characteristics of digital systems stimulate the development of multimedia works.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-11-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.