Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-28022014-104948
Documento
Autor
Nome completo
José Guilherme Allen Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Fenerich, Alexandre Sperandéo
Queiroz, Marcelo Gomes de
Título em português
Observações sobre o papel das ferramentas digitais na música experimental contemporânea brasileira
Palavras-chave em português
Composição Musical
Instrumentos Musicais
Música experimental
Performance
Resumo em português
O presente trabalho propõe uma análise e discussão a respeito do papel desempenhado pelas ferramentas digitais de produção, recepção e mediação sonora na produção musical contemporânea a partir de observações e análise de um repertório produzido no período entre 2010 e 2013 como parte da produção artística do grupo de pesquisas MOBILE: Processos Musicais Interativos, sediado na Universidade de São Paulo (USP). Este repertório se insere na produção experimental contemporânea, e se relaciona com a produção experimental não institucionalizada dentro do cenário de música experimental brasileira, por meio das relações de seus participantes com outros contextos produtivos, como festivais, núcleos e espaços dedicados ao fomento e difusão desta produção. Para fins de embasamento, é proposta uma discussão acerca da definição de música experimental, o esboço de uma perspectiva histórica das principais tendências que articulam a produção experimentais contemporânea, assim como um levantamento sobre as principais questões que pautam a discussão atual a respeito do uso de ferramentas digitais na produção musical.
Palavras-chave em inglês
Composição Musical
Instrumentos Musicais
Música experimental
Performance
Resumo em inglês
The present study proposes an analysis and a discussion on the role of digital tools aimed at sound production and mediation within contemporary music-making, based on observations and also on the analysis of a repertoire produced in the period between 2010 and 2013 as part of the artistic output of the MOBILE: Interactive Musical Processes research group, based at the University of São Paulo (USP). The repertoire studied is contextualised in terms of contemporary experimental production in the arts, and relates to the non-academic production within the experimental music scene in Brazil, through the relations of its members with other productive contexts such as festivals, collectives and spaces dedicated to the promotion and dissemination of this production. For the purposes of this study, a working definition of experimental music is proposed, and an outline of a historical perspective is sketched gathering the main trends that articulate contemporary experimental production, as well as a survey of the main issues that guide the current debate about the use of digital tools in music production.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-03-10