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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-01022017-102919
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Borges Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Valente, Heloísa de Araújo Duarte (Presidente)
Basbaum, Sergio Roclaw
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Título em português
O clássico e o streaming: a curadoria digital e a recepção dos usuários da música de concerto no ambiente on-line
Palavras-chave em português
curadoria digital
música de concerto
sonologia
streaming
Resumo em português
Desde que passou a ser mediatizada tecnicamente, a música de concerto serviu de modelo para avaliar as conquistas da alta fidelidade acústica tanto nas transmissões radiofônicas quanto na audição doméstica em aparelhos reprodutores. Após vários processos de mediação tecnológica pela escuta de discos e similares (LP, DVD, blu-ray etc), o consumo de música de concerto estendeu-se aos meios virtuais: as transmissões em streaming oferecem ao público a música de concerto de uma maneira inédita, uma vez que não têm como ponto de referência o objeto material. Além disso, oferecem a recepção em tempo real, ao vivo. As diversas formas de recepção nas quais esse serviço se fundamenta têm despertado o interesse de pesquisadores de áreas variadas do conhecimento. No caso da música, desdobra-se num campo de estudos na área da música - em particular da sonologia. Este trabalho pretende apresentar um estudo sobre a recepção da programação on-line de música de concerto, por meio de uma análise comparativa entre as preferências do público consumidor desse serviço e o que é efetivamente oferecido a ele por esses serviços. Dois aspectos serão analisados em detalhe: os sistemas de "recomendação" e a "curadoria digital", uma vez que constituem a maneira pela qual o serviço é gerado e gerido. Muito utilizado nas plataformas digitais para a escuta da música popular, no caso da música de concerto ainda se conhece pouco acerca do funcionamento operacional desse serviço. Esta pesquisa pretende, assim, avaliar de que maneira essa metodologia é aplicável ao repertório da música de concerto. O objetivo central desta pesquisa é esmiuçar os processos de como se dá este novo modo de ouvir, que depende da interação crítica entre assinantes que o utilizam e o provedor do serviço. Em síntese, compreender mais detalhadamente os aspectos particulares que constituem o funcionamento dos serviços streaming.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
concert music
digital curation
sonology
streaming
Resumo em inglês
Ever since becoming technically mediated, concert music served as a model to assess the achievements of high acoustic fidelity, both in radio broadcasts, as in domestic hearing in re-producers. After various processes of technological mediation, through listening to records and similar (LP, DVD, Blu-ray etc), consumption of concert music is extended to virtual environ-ments: streaming transmissions provide to the public concert music in a way unprecedented, since it does not have as a reference point the material object, aside from the fact that they offer the reception in real time, live. The different forms of reception on which this service is based have attracted the interest of researchers from different areas of knowledge. In the case of mu-sic, it unfolds in a field of study in music; specifically in sonology. This work intends to present a study on the reception of online concert music, through a comparative analysis of the prefer-ences by the consuming public of that service and what is actually offered to them by these services. Two aspects will be analyzed in detail: systems of "recommendation" and "digital curation", since they are the way in which the service is generated and managed. Frequently used in digital platforms for listening to popular music, little is known about the operational functioning of this service, in the case of concert music. This research thus aims to evaluate how this methodology is applicable to the concert music repertoire. The main objective of this research is scrutinizing the processes of this new way of listening, which depends on the critical interaction between subscribers and the service provider. In short, to understand in more detail the particular aspects that constitute the operation of streaming services.
 
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Data de Publicação
2017-02-01
 
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