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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2016.tde-06092016-113253
Documento
Autor
Nome completo
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Ramos, Marco Antonio da Silva (Presidente)
Castro, Marcos Camara de
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Fernandes, Angelo José
Santos, Jane Borges de Oliveira
Título em português
Regência coral infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU
Palavras-chave em português
coro infantojuvenil
educação musical
regência coral
voz infantil
Resumo em português
Este trabalho está estruturado a partir de três diferentes e concomitantes frentes de pesquisa (cujos suportes metodológicos são discutidos na Introdução) e traz uma abordagem diversificada acerca da Regência coral infantojuvenil. Parte-se de uma pesquisa social com 52 regentes que, em suas respostas ao questionário apresentado, identificam características, desafios e dificuldades de ordem social e técnica no desenvolvimento de seus grupos e nos oferecem dados sobre o atual contexto em que a atividade coral é realizada. Com a análise desses dados, foram eleitos três focos de pesquisa bibliográfica, referentes às principais questões colocadas pelos regentes: a própria Regência, a Técnica Vocal e a Educação Musical. Assim, foram levantados pontos de vista de variados autores referentes a esses itens,que tradicionalmente fazem parte da formação do regente e compõem o conjunto de saberes, competências e habilidades desse profissional. Segue-se uma discussão sobre elementos estruturais dos coros e sobre os aspectos de um planejamento em canto coral, visando facilitar e organizar as tarefas do regente, especialmente no que concerne aos procedimentos de ensaio e aos processos de criação e recriação na música coral. A pesquisa-ação foi realizada a partir doPCIU! (Projeto Coral Infantojuvenil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), um grupo coral infantojuvenil criado especificamente para os fins desta pesquisa, que perpassa toda a discussão e sintetiza o todo, na medida em que se observa o desenvolvimento do coro e se analisam as atividades e escolhas técnicaspresentes nos ensaios. As dificuldades relatadas pelos colegas regentes corais participantes da pesquisa servem de pano de fundo permanente ao processo reflexivo e interagem com as práticas do PCIU!, em uma pesquisa coesa que une teoria e prática e se consolida em um trabalho artístico de performance musical.
Título em inglês
Children's and youth's choir conducting in the context of university extension: the PCIU experience
Palavras-chave em inglês
children's voice
children's and youth choir
choir conducting
music education
Resumo em inglês
This work is structured from three different and concomitant research fronts (whose methodological supports are discussed in the Introduction) and brings a diverse approach to the Children's and youth's choir conducting. It begins from a social survey with 52 conductors; in their responses to the questionnaire presented, they identify features, challenges and difficulties of social and technical order in the development of their groups and provide us data about the current context in which the choral activity is fulfilled. By analyzing these data, we elected three focuses of literature research, about the main issues raised by conductors: the Conducting itself, Vocal Technique and Music Education. Thus there were raised points of view of various authors regarding these items, which traditionally are part of the conductor's formation and consist the set of knowledge, skills and abilities of this professional. Then follows a discussion about structural elements and planning in choral singing, aiming to facilitate and organize the conductor's tasks, especially what regards to the processes of choral rehearsal and the processes of creation and recreation in choral music. The action research was accomplished from the PCIU! (Children and Youth Choir Project of the Federal University of Mato Grosso do Sul), a children's and youth group created specifically for the purposes of this research, which permeates the whole discussion and summarizes the whole, accordingly it observes the development of the choir, and it analyzes the activities and technical choices present in rehearsals. The difficulties reported by fellow conductors participants of the research serve as a permanent backdrop to the reflective process and interact with the PCIU! practices, into a cohesive research that combines theory and practice and is consolidated into an artistic work of musical performance.
 
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Data de Publicação
2016-09-06
 
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