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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2016.tde-06092016-120551
Document
Auteur
Nom complet
Helder Danilo Capuzzo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Shimabuco, Luciana Sayure (Président)
Molina Junior, Sidney Jose
Videira Junior, Mario Rodrigues
Titre en portugais
Música ricercata, de György Ligeti: considerações de performance
Mots-clés en portugais
Escritura, Performance musical
György Ligeti
Musica ricercata
piano
Reposicionamento artístico
Resumé en portugais
Este trabalho acata Musica ricercata (1951-53), importante obra do período húngaro de György Ligeti, sob o ponto de vista da performance musical. Estruturado em três capítulos, no primeiro investiga a maneira como o conjunto de onze peças reflete o reposicionamento artístico e político de Ligeti nos anos anteriores à sua saída de Budapeste em direção à Europa Ocidental, ocorrida em 1956, e se firma como marco de sua independência artística. No segundo capítulo, centramos a pesquisa no projeto composicional de Musica ricercata com objetivo de identificar tópicos de sua organização estrutural que seriam aprofundados por Ligeti em sua obra madura e, consequentemente, reafirmam a profunda reorientação tratada no capítulo anterior. Por fim, o terceiro capítulo aborda cada uma das onze peças do ciclo e investiga as relações de reciprocidade entre seu pensamento composicional, a notação empregada pelo compositor e, finalmente, sua execução.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Artistic repositioning
György Ligeti
Musica ricercata
musical performance
piano
Scripture
Resumé en anglais
The present study regards Musica ricercata (1951-53), an important work from György Ligeti's Hungarian period, from the perspective of musical performance. Structured in three chapters, the first one investigates how this collection of eleven pieces reflects both Ligeti's artistic and political positioning in the years that preceded his exit from Budapest towards Western Europe in 1956 and stands out as a turning point for his artistic independence. In chapter 2, the research focuses on Musica ricercata´s compositional project in order to identify some topics of its structural organization which would be amplified by Ligeti on his mature work and, consequently, reaffirm the deep reorientation considered in chapter 1. Finally, the third chapter discuss each one of the eleven pieces from the cycle in order to investigate reciprocity relations among his compositional thinking, the notation used by the composer and, eventually, their performance.
 
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Date de Publication
2016-09-06
 
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