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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-06092019-115329
Documento
Autor
Nome completo
Hanon Guy Lima Rossi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Franco, Sergio Kafejian Cardoso
Rosseti, Danilo Augusto de Albuquerque
Título em português
As articulações da estrutura polifônico-textural em "Musique Funèbre" de W. Lutoslawski
Palavras-chave em português
Estrutura
Lutoslawski
Música do século XX
Polifonia
Textura
Resumo em português
O advento das inovações artísticas do século XX vislumbrou maneiras renovadoras de articular aspectos composicionais, ganhando assim novas possibilidades instigantes e exigindo do criador de arte a procura de métodos para solucionar problemas arquiteturais novos. Ao lidar com obras de caráter complexo, o iniciante pode se ver em um "Cul-de-sac", remoendo-se entre a escrita criativa contemporânea e a escrita efetiva tradicional. Propondo visualizar esses problemas parcialmente, o espectro da minha pesquisa abarcará, contando com exemplos de análise da peça escolhida, "Musique Funèbre", ao menos os seguintes tópicos: polifonia pós-tonal; clareza das vozes (ou a dispensa da mesma) em meio a texturas complexas; "part-writing" (ou a dispensa da mesma) entre acordes complexos; fraseologia e microrrelações formais entre frases em meio a uma polifonia de harmonia não trivial; inovações das texturas e suas consequências; e, em adição, uma análise harmônica da linguagem do compositor selecionado, não necessariamente reconhecida e difundida por importantes publicações. Os resultados esperados se apresentarão na forma de uma dissertação analítica debruçada sob a temática proposta, em conjunto à produção composicional do autor. Em particular, foram desenvolvidos dois métodos de análise que são aplicáveis a uma grande quantidade de repertórios variados, embora não necessariamente servindo a todos os gêneros possíveis. Eles foram batizados na seção de "Metodologia" por "Método dos Caminhos Especulativos" e "Método das Variáveis Sintéticas", e são explicados brevemente, quando referidos. Esta pesquisa adquire forte apoio acadêmico por se tratar de uma expansão logicamente seguida do trabalho de Iniciação Científica desenvolvido na Graduação do autor em "Análise de Obras de Béla Bartók com ênfase aos processos contrapontísticos", sob a orientação do Prof. Dr. Silvio Ferraz no departamento de música da ECA/USP.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Lutoslawski
Polyphony
Structure
Texture
Twentieth-Century Music
Resumo em inglês
The coming of artistic innovations in the Twentieth-Century Music has given a glimpse of renovating manners to articulate compositional aspects, achieving thus new instigating possibilities and requiring creators to search architectural problem-solving methods. In dealing with works of complex character, the beginner might get in a "Cul-de-sac", mulling between contemporary creative writing and effective traditional writing. Proposing to visualize these problems partially, the spectrum of my research will include, with examples of analysis of the selected piece, "Musique Funèbre", at least the following topics: post-tonal polyphony; clarity of voicing (or its denial) amidst complex textures; "part-writing" (or its denial) among complex chords; formal phraseology and micro-relations between phrases inside a harmonically-nontrivial polyphony; textural innovations and its dismemberments; and also, in addition, the harmonic analysis of the selected composer, not necessarily well-known and diffused by important publishings. The expected results will be presented in the form of an analytical dissertation addressed under the proposed theme, in conjunction to the compositional production of the author. Particularly, two methods of analysis were developed with applicability to a great extent of varied repertoire, even though not necessarily fitting all possible genders. They were named in the "Methodology" section as "Speculative-Paths Method" and "Synthetic-Variables Method", and get briefly explained, when referred to. This research acquires strong academic support for being a logically-followed expansion by the work of "Scientific Initiation" during the author's Under-graduation program about "Analysis of Works of Béla Bartók with emphasis to the contrapuntal processes", under orientation by Prof. Dr. Silvio Ferraz, in the music department of ECA/USP.
 
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HanonGuyLimaRossi.pdf (7.79 Mbytes)
Data de Publicação
2019-09-06
 
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