• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-07032013-151843
Documento
Autor
Nome completo
Emerson Adriano Gomes Vasconcelos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Berg, Silvia Maria Pires Cabrera (Presidente)
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Prado, Maria Yuka de Almeida
Título em português
Magdalena Lébeis e o registro sistemático de um processo pedagógico: algumas análises
Palavras-chave em português
Canção de Câmara Brasileira
Interpretação
Magdalena Lébeis
Pedagogia Vocal
Processos Pedagógicos
Técnica Vocal
Vera Janacópulos
Resumo em português
Magdalena Lébeis registrou sistematicamente em seis cadernos de aulas, durante um período compreendido entre 1937 e 1955, as 1006 aulas de canto que fez com Vera Janacópulos. Este trabalho traz a transcrição completa dos manuscritos do vol. 1 dos Cadernos de Aulas de Canto de Magdalena Lébeis. Propõe análises iniciais a propósito da abordagem, tanto de Lébeis, quanto de Janacópulos, de elementos técnicos e interpretativos no estudo do canto, contidos no relato sistemático, de próprio punho, de Lébeis, utilizando diferentes fontes da bibliografia sobre pedagogia vocal e especialmente os conceitos expressos por Richard Miller. Procurou-se também contextualizar o desenvolvimento da carreira de Lébeis nas questões sócio-musicais que orbitavam no cenário musical paulistano, durante os anos contemplados pelo depoimento manuscrito de Magdalena Lébeis. Optou-se pela não sistematização das análises, por se entender que seriam necessárias ferramentas de análise adequadas, cujo desenvolvimento pertenceria a outro projeto de estudo.
Palavras-chave em inglês
Interpretation
Magdalena Lébeis
Pedagogical Processes
Song of Brazilian Chamber
Vera Janacópulos
Vocal Pedagogy
Vocal Technique
Resumo em inglês
Magdalena Lébeis systematically recorded in six notebooks the content of 1006 singing lessons that she took with Vera Janacópulos between 1937 and 1955. This paper presents the first volume of the manuscripts Cadernos de Aulas de Canto de Magdalena Lébeis. It proposes an initial analysis of how Lébeis as well as Janacópulos approached the technical and interpretive elements in the study of singing which is thoroughly described in Lébeis's account. Besides her manuscripts we have also made use of a considerable literature on vocal pedagogy and especially the concepts expressed by Richard Miller. We also sought to contextualize Lébeis career development within the social and musical scene that was revolving in São Paulo back then. It has been opted for a non-systematic analysis because we understand that a different one would require appropriate and diverse arguments and that would belong to another project.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-03-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.