• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-07032017-120219
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Moraes dos Santos Dias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Castro, Marcos Camara de (Président)
Brito, Maria Teresa Alencar de
Corvisier, Fátima Graça Monteiro
Titre en portugais
Práticas docentes e o aluno adulto iniciante de piano
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
O processo de ensino e aprendizagem de piano na fase adulta apresenta diversos desafios para o professor e o aluno. Em meu percurso musical como professora de piano, com foco para o aluno adulto, questões surgiram e trouxeram-me inquietações que me levaram à pesquisa e à reflexão sobre as práticas docentes em relação ao aprendizado do aluno iniciante. Tais questões estão relacionadas aos aspectos da pessoa adulta e à aprendizagem pianística, bem como os modos de condução dos conteúdos musicais e dos tipos de materiais didáticos (métodos e tipos de repertório) utilizados pelos professores do instrumento. A partir disso, essa dissertação propõe uma reflexão sobre a prática do ensino e aprendizagem para alunos adultos iniciantes no piano em aulas particulares, em escolas livres de música e em conservatórios, na cidade de Ribeirão Preto. Como referencial teórico, destacam-se os aspectos de aquisição de habilidades pianísticas, de Kaplan (1996), e as relações de aprendizagem do aluno adulto e o estudo de piano, de Bastien (1973), Stateri (1996, 2014), Uszler (2000), Sahr (2004) e Jacobson (2006). Nesse contexto específico, aponta-se a relevância da presença de atividades criativas, através das ideias de Campos (2000). Esse estudo abarca, ainda, uma breve análise de seis materiais de iniciação ao piano, voltados para adultos. Além da revisão teórica acerca do tema, onze professores que atuam no ensino de piano para alunos adultos e cinco alunos adultos iniciantes de piano fazem parte desse estudo. As respostas dos participantes foram coletadas através de entrevistas e questionários. Elas apresentam aspectos importantes acerca do tema e apontam para a necessidade de elaboração de propostas de ensino de piano que incorporem as especificidades do público adulto. As reflexões aqui apresentadas buscam contribuir para a área que trata dos processos de ensino e aprendizagem de música e do ensino do piano. Palavras-
Titre en anglais
Teaching practices and the adult beginner student of piano
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
The learning and the teaching process of piano in adulthood presents many challenges for the teacher and student. In my musical career as a piano teacher with focus on the adult learner, questions have been raised and brought me concerns that led me to research and to reflection on teaching practices regarding the beginner student. Such issues are related to aspects of adulthood and to the piano learning, as well as the ways of conducting the musical content and the types of teaching materials (methods and types of repertoire) used by instrument teacher. From this, this dissertation proposes a reflection about the practice of teaching and learning for beginners adult students in piano private lessons, music free schools and conservatories in the city of Ribeirao Preto. As a theoretical reference we highlight the Kaplan's about of acquiring pianistic skills (1996), the Bastien's learning conections of the adult learner and the piano study (1973), Stateri (1996, 2014), Uszler (2000), Sahr (2004) and Jacobson (2006). In this particular context, it points out the relevance of the presence of creative activities, through the Campos's ideas (2000). This study includes also a brief analysis of six piano beginners materials, aimed at adults. In addition to the literature review on the topic, are part of this study eleven teachers who work in piano teaching for adult students, also five piano beginners adult learners. The answers of the participants were collected through interviews and surveys. They present important aspects about the theme and point to the need for development of piano teaching proposals that incorporate the specifics of adult audience. The reflections presented here seek to contribute to the area that deals with the processes of teaching and learning music and piano teaching.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-03-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.