• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-07072017-153615
Document
Auteur
Nom complet
Patrícia de Almeida Ferreira Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Jardim, Gilmar Roberto (Président)
Carrasqueira, Antonio Carlos Moraes Dias
Pinto, Ivan Vilela
Rezende, Marisa Barcellos
Tiné, Paulo José de Siqueira
Titre en portugais
A singular sonoridade de Matita Perê construída por meio da parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman
Mots-clés en portugais
Antônio Carlos Jobim
arranjo
Claus Ogerman
Matita Perê
música brasileira
Resumé en portugais
Este trabalho teve como propósito central investigar a sonoridade jobiniana na obra Matita Perê (1973), de Tom Jobim e Paulo César Pinheiro. Para isso, concentrou-se em pesquisar de que maneira Claus Ogerman contribuiu para o resultado idealizado por Jobim, isto é, como o arranjador e o compositor, ambos com suas referências pessoais e distintas, somaram-se para a construção desse resultado sonoro. Partiu da análise da canção Matita Perê, das observações dos processos de construção da orquestração e das interfaces poéticas. Objetivou ampliar o conhecimento da obra de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, contribuindo, assim, para a compreensão do legado do cancioneiro brasileiro. O resultado concreto deste estudo acadêmico foi a construção das partituras digitalizadas e fiéis às gravações originais de Matita Perê, deixando-as disponíveis para o público interessado
Titre en anglais
The singular sonority of Matita Perê built by the partnership of Tom Jobim and Claus Ogerman
Mots-clés en anglais
Antônio Carlos Jobim
arrangement
Brazilian music
Claus Ogerman
Matita Perê
Resumé en anglais
The main purpose of this work was to investigate the jobinian sonority in the song Matita Perê (1973), by Tom Jobim and Paulo César Pinheiro. For this, we concentrated on the research of how Claus Ogerman contributed to the result designed by Jobim, and how the arranger and the composer, both with their personal and distinct references, worked together to build this sonority. This research is based on the analysis of the song Matita Perê, the observations of the building processes of the orchestration and the poetic interfaces. It aimed at broadening the knowledge of the musical work of Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, thus contributing to the understanding of the legacy of the Brazilian song writer. The substantial result of this academic research was the construction of computer edited musical scores of the original recording of Matita Perê, making them available for future studies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-07-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.