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Tesis Doctoral
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Tamya de Oliveira Ramos Moreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Brito, Maria Teresa Alencar de (Presidente)
Beineke, Viviane
Cunha, Sandra Mara da
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título en portugués
Escola Nova e Educação Musical: um estudo através de imprensa pedagógica no entre-guerras
Palabras clave en portugués
Creative Practices
Escola Nova
La Nouvelle Éducation
Music Education
Pedagogical Press
Progressive Education
Satis Coleman
Resumen en portugués
A presente pesquisa parte da constatação da proeminência da valorização das práticas criativas nos discursos recentes da área da Educação Musical, valorização esta que, não poucas vezes, é acompanhada de considerações sobre sua ainda escassa efetivação no ensino, sobretudo em se tratando da escola de educação básica brasileira. Se, por um lado, a abertura para os práticas criativas infantis em nossa área é correntemente relacionada a propostas da segunda metade do século XX, especialmente em conexões com as inovações técnicas e estéticas oriundas do campo composicional, por outro, a valorização de atividades criativas em contexto pedagógico mais amplo está vinculada aos movimentos de renovação escolar do início do referido século. O trabalho que aqui se apresenta foi empreendido com o objetivo de investigar este aparente descompasso. A partir da análise de imprensa pedagógica do período entre-guerras - mais especificamente as revistas Progressive Education (Estados Unidos), La Nouvelle Éducation (França) e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, publicadas nas décadas de 1920, 1930 e 1940 - e de bibliografia secundária, buscamos traçar um retrato da Educação Musical quando esta esteve inserida em movimentos renovadores. O exame deste material nos permite confirmar a tese de que neste cenário já existiam aberturas para o incentivo à criação musical infantil e que tal atividade era fundamental, bem como a participação das crianças de uma maneira mais ampla. Os exemplos apresentados são indícios de que a Educação Musical esteve incorporada de maneira coerente a tais projetos pedagógicos. A presente tese também dá a ver a circulação de experimentos em educação musical nos três contextos estudados, especialmente a influência do trabalho da educadora estadunidense Satis Coleman, apropriado de maneiras particulares na Europa e no Brasil. Por fim, este estudo trata ainda da necessidade de interpretar o ideário escolanovista em sua vinculação estreita com o aspecto social da instituição escolar. Tal necessidade provém das associações corriqueiras estabelecidas entre escolanovismo e qualquer proposta de educação musical apoiada na psicologia experimental do início do século XX ou que apresente qualquer inovação nos âmbitos da didática e dos conteúdos. Apontamos os limites de associações desta natureza na medida em que não levam em consideração um aspecto fulcral dos movimentos renovadores aqui estudados: o fato de terem como lócus específico a escola de educação básica no momento histórico em que esta se estabelece como lugar social da infância e adaptado a esta fase da vida.
Título en inglés
Escola Nova and Music Education: a study through pedagogical press in the interwar period.
Palabras clave en inglés
Creative Practices
Escola Nova
La Nouvelle Éducation
Music Education
Pedagogical Press
Progressive Education
Satis Coleman
Resumen en inglés
This research stems from the observation that creative practices are prominent as valued pedagogical tool in the recent discourses of the Music Education area. This valorization is frequently accompanied by considerations of its still scarce effectiveness in teaching, especially in the case of the Brazilian school. If, on the one hand, the opening to children's creative activities in our area is currently related to proposals of the second half of the twentieth century, especially in connection with technical and aesthetic innovations from the compositional field, on the other hand, the valuation of creative activities in a broader pedagogical context is linked to the school renovation movements dated at the beginning of this century. The work presented here was undertaken with the objective of investigating this apparent mismatch. From the pedagogical press analysis of the interwar period - specifically the journals Progressive Education (United States), La Nouvelle Éducation (France) and Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Brazil), published in the 1920s, 1930s and 1940s - and secondary sources, we sought to draw a picture of Music Education as it was inserted in renovating movements. The examination of this material allows us to confirm the thesis that in this scenario there were already cases of encouragement of children's musical creation and that such activity was fundamental, as well as the children's participation in a broader way. The examples presented are indications that Music Education was incorporated in a coherent way to such pedagogical projects. The present thesis also shows the circulation of experiments in music education in the three studied contexts, especially the influence of the work developed by the American educator Satis Coleman and appropriated in particular ways in Europe and Brazil. Finally, this study also stresses the need to interpret the Escolanovista ideas in its close connection with the social aspect of the school institution. This need arises from the common associations established between Escolanovismo and any proposal of music education based on the experimental psychology of the early twentieth century or any proposal that presents any innovation in the fields of didactics and content. We point out the limits of associations of this nature insofar as they do not take into account a central aspect of the renovating movements studied here: the fact that they have as their specific locus the school precisely in the historical moment in which this institution establishes itself as a social place of childhood and adapted to this phase of life.
 
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Fecha de Publicación
2019-11-07
 
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