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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-10022015-113945
Documento
Autor
Nome completo
Antonino José Coutinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Gloeden, Edelton (Presidente)
Bartoloni, Giacomo
Machado Neto, Diosnio
Título em português
Retratos para três violões, de Radamé Gnattali: um arranjo a ser (re)construído
Palavras-chave em português
arranjo
edição
manuscrito
Radamés Gnattali
violão
Resumo em português
Radamés Gnattali (1906-1988) escreveu uma extensa obra que inclui violão, dedicada, em geral, a intérpretes de sua preferência, aos quais permitia realizar modificações nas peças, propiciando melhorias em rendimento sonoro e facilidade de execução instrumental. Umas dessas obras foi um arranjo de Retratos para três violões (1984), ainda não editado, e que recebeu apenas uma gravação comercial. O manuscrito desta peça é repleto de trechos em aberto ou incompletos, com cifras, convenções rítmicas e outros símbolos próprios do compositor, que à época deveriam ser resolvidos pelo violonista Paulo Porto Alegre (1953-), com o intuito de conceder um formato final na peça. Em nosso trabalho, analisamos a fundo este manuscrito, em especial comparando-o a uma versão anterior da obra, de 1958, e chegamos à conclusão de que as intervenções no arranjo podem ser feitas por qualquer músico interessado, desde que informado, o qual denominamos, nesta dissertação, de potencial arranjador. De forma a facilitar esse processo, realizamos uma edição da peça que visa ter a mínima intervenção sobre o arranjo, mantendo todos os trechos em aberto, conforme a notação original de Gnattali.
Título em inglês
Radamés Gnattali's Retratos for three guitars: an arrangement to be (re)constructed
Palavras-chave em inglês
arrangement
edition
guitar
manuscript
Radamés Gnattali
Resumo em inglês
Radames Gnattali (1906-1988) wrote a large work that includes guitar - dedicated, in general, to his favorite performers, who were allowed, by the composer to make changes in parts, providing improvements in sound performance and ease of instrumental performance. One of these works was an arrangement of Retratos for three guitars (1984), still not edited, and has received only one commercial recording. The manuscript of this piece is full of open or incomplete passages, with chord symbols, rhythmic conventions and others own composer's signs. At that time, these open passages should be solved or completed by the guitarist Paulo Porto Alegre (1953-), in order to give a final form for the piece. In our study, we analyzed this manuscript, particularly comparing it to an earlier version of the work from 1958 and concluded that interventions in the arrangement can be made by any interested musician, since informed, who we call, in this paper, potential arranger. To facilitate this process, we realized an edition of the piece with minimal intervention on the arrangement, keeping all the open passages, as Gnattali's original notation.
 
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Data de Publicação
2015-02-10
 
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