• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-11022014-122518
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel Paes de Barros Pinto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Presidente)
Mello Filho, Silvio Ferraz
Nogueira, Marcos Vinício Cunha
Título en portugués
Prologue, Périodes, Partiels e Modulations, de Gérard Grisey: análise musical em diálogo com os escritos do compositor
Palabras clave en portugués
Análise musical
Composição musical
Modulations
Partiels
Périodes
Prologue
Resumen en portugués
Este trabalho se propõe estudar as peças Prologue (1976), Périodes (1974), Partiels (1975) e Modulations (1977), do compositor francês Gérard Grisey (1946-1998). As peças são integrantes do ciclo Les Espaces acoustiques, obra fundamental para a compreensão do que se convencionou chamar espectralismo francês. Além de sua importância como ponto de referência em sua época, o ciclo é também significativo do ponto de vista do desenvolvimento da linguagem do compositor, porque, composto ao longo de onze anos (1974-1985), apresenta momentos diversos do estabelecimento de sua linguagem. O trabalho de análise foi construído, principalmente, com base nos escritos teóricos do compositor, reunidos postumamente em um volume intitulado Écrits, publicado em 2008. Em nossa análise, buscamos encontrar nas peças a aplicação prática das principais preocupações apontadas por Grisey em seus textos. Além dos textos de Grisey, as análises são apoiadas também por outros autores que se dedicaram à sua música, como Jerôme Baillet, Philippe Leroux e François Féron. As análises são precedidas por um primeiro capítulo, que trata das maiores influências recebidas pelo compositor das mãos de seus mestres, no Conservatório de Paris, na Villa Médicis e em Darmstadt. São apontados pontos de conexão com a obra de Olivier Messiaen, Karlheinz Stockhausen, Gyorgy Ligeti, Iannis Xenakis e Giacinto Scelsi. Nas conclusões, buscamos esboçar um sumário das ideias compiladas por Grisey em relação a passagens específicas das peças analisadas no trabalho. Incluímos um anexo, contendo traduções das bulas e instruções para performance das peças estudadas. O trabalho se justifica por contribuir para a compreensão e divulgação de uma música que começa a ser mais amplamente explorada no Brasil, tanto do ponto de vista da performance, como em seus aspectos teóricos.
Palabras clave en inglés
Modulations
Partiels
Périodes
Prologue
Resumen en inglés
This work studies the pieces Prologue (1976), Périodes (1974), Partiels (1975) and Modulations (1977), by the French composer Gérard Grisey (1946-1998). The pieces are part of the cycle Les Espaces acoustiques, a milestone work for the comprehension of the so-called French spectralism. Besides its importances as a reference in its time, the cycle is also meaningful from the point of view of the composer's technique, because, once it took eleven years to be completed (1974-1985), it presents different aspects of Grisey's music. The analyses are based in the composer's writings, posthumously gathered in an edition called Écrits, published in 2008. In our analyses we try to find in the music the application of the major concerns stated by Grisey in his writings. Besides his texts, the analyses also benefits from texts of other authors, like Jerôme Baillet, Philippe Leroux and Françóis Féron. The first chapter deals with the major influences received by the composer through the hands of his masters, in the Paris Conservatoire, at Villa Médicis and at the Darmstadt summer courses. References are made to connections between the work of Grisey and those of Olivier Messiaen, Karlheinz Stockhausen, Gyorgy Ligeti, Iannis Xenakis and Giacinto Scelsi. As conclusions, we present a summary of the ideas stated by Grisey in relation to particular extracts studied in the thesis. We also include an annex with the Portuguese translation of the performance notes and instructions contained in the scores. This work is relevant because it consists in a contribution for the comprehension and disclosing of a kind of music that begins to be widely studied in Brazil, both in its theoretical aspects as from the performance point of view.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.