• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-11032019-113124
Document
Auteur
Nom complet
Marta Macedo Brietzke
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Presgrave, Fabio Soren (Président)
Kater, Carlos Elias
Silva, Teresa Cristina Rodrigues
Titre en portugais
Música contemporânea na iniciação coletiva ao violoncelo: Uma pesquisa-ação com jogos de improvisação em três instituições de ensino no estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
Ensino coletivo
Jogos de improvisação
Poéticas da música contemporânea
Violoncelo
Resumé en portugais
Esta dissertação é um estudo sobre o uso de jogos de improvisação na iniciação coletiva ao violoncelo. O objetivo desta pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, foi investigar a implementação de modelos de jogos de improvisação, já empregados em outros grupos de educandos, na iniciação coletiva ao violoncelo, com o intuito de proporcionar a aproximação dos estudantes com as poéticas da música contemporânea. O procedimento metodológico elencado para o trabalho foi a pesquisa-ação, a qual foi realizada em três instituições de ensino do estado de São Paulo: o Instituto Baccarelli, o Projeto Guri-Polo de Indaiatuba e o Instituto Fukuda. Foram utilizados como instrumentos e técnicas de coleta de dados a observação participante, o diário de campo, a aplicação de questionário junto a vinte e quatro estudantes e de entrevistas semiestruturadas junto a quatro professores que participaram das atividades, anotações feitas pelos estudantes após a realização dos encontros e a gravação em vídeo de algumas atividades propostas. A análise dos dados foi estruturada a partir das considerações dos alunos e dos professores participantes, sendo que essas foram abordadas em relação às referências bibliográficas consultadas e à observação das atividades relatadas em diário de campo, com o suporte das gravações em vídeo. Após a análise dos dados, foi possível perceber que, na implementação dos jogos elaborados, baseados a partir das proposições de Delalande (2001), Gainza (2009), Brito (2003, 2011), Freixedas (2015) e Cruz (2017), a maioria dos alunos compreendeu as propostas das atividades como jogo e criação musical. Grande parte dos estudantes relatou que se sentiu confortável ao praticar os jogos de improvisação, reconhecendo a construção de narrativas musicais nas atividades, a possibilidade de maior integração com seus colegas de classe, a compreensão de processos de criação musical e a aproximação com poéticas da música contemporânea. Os professores envolvidos destacaram o desenvolvimento da criatividade e dos processos de aprendizagem coletiva proporcionados pelas atividades, ressaltando, porém, a necessidade de contextualização das propostas dentro de um modelo de ensino tradicional. O trabalho aponta para possíveis desdobramentos para a área da educação musical, configurando-se como uma possibilidade de aplicação de jogos de improvisação na iniciação coletiva de um instrumento musical, bem como possibilitando sua implementação no ensino e aprendizagem de outros instrumentos de cordas friccionadas, além de oferecer subsídios para a configuração de propostas semelhantes direcionadas a outros níveis de aprendizagem ao violoncelo.
Titre en anglais
Contemporary music in the collective initiation to the cello: an action research with improvisation games in three educational institutions in the state of São Paulo.
Mots-clés en anglais
Cello
Group teaching
Improvisational games
Poetics of contemporary music
Resumé en anglais
This dissertation is a study on the use of improvisation games in group cello lessons. The goal of this research, conducted during the Graduate Music Program at São Paulo University, was to investigate the implementation of improvisation games, already applied in other groups of students, in the collective initiation to the cello, with the purpose of promoting the approximation of students with the poetics of contemporary music. The methodological procedure listed for this work was the research-action, applied in three educational institutions of the state of São Paulo: Instituto Baccarelli, Projeto Guri and Instituto Fukuda. Participant observation, field diary, the application of a questionnaire to twenty-for students and semistructured interviews with the for teachers who participated in the activities, notes written by the students after the activities and the video recording of some the activities were used as instruments and techniques of data collection. The analysis of the data was structured based on the students' and the participating teachers' considerations and this were approached in relation to the consulted bibliographical references and to the observation of the activities reported in the field diary, with the support of video recordings. After analysing the data, it was possible to notice that in the implementation of the games, based on the propositions of Delalande (2001), Gainza (2009), Brito (2003, 2011), Freixedas (2015) e Cruz (2017), most of the students understood most the proposals of the activities such a game and music creation. Most of the students reported that felt comfortable playing improvisational games, recognizing the construction of musical narratives in the activities, the possibility of greater integration with their classmates, the understanding of the processes of music creation and the approach with poetics of contemporary music. The teachers involved highlighted the development of the creativity and group teaching provided by the activities, emphasizing, however, the need to contextualize the proposals within a traditional teaching model. This work indicates possible developments in the area of music education, being configured as a possibility for the application of improvisation games in the group teaching, as well as enabling its implementation in the teaching and learning of other strings instruments, besides providing support for setting up similar proposals aimed at the other levels of celli learning.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-03-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.