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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-13032013-161736
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Fernandes Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Gloeden, Edelton (Presidente)
Cascapera, Sergio
Bartoloni, Giacomo
Miranda, Ronaldo Coutinho de
Silva, Lutero Rodrigues da
Título en portugués
A contribuição de Camargo Guarnieri para o repertório violonístico brasileiro
Palabras clave en portugués
Camargo Guarnieri
Nacionalismo musical
Processos composicionais
Repertório violonístico
Resumen en portugués
A presente tese tem por objeto a produção para violão solo de Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993), que consiste em seis peças: Três Estudos, um Ponteio e duas Valsaschoro. Essas peças, escritas entre 1944 e 1986, são pouco executadas, apesar de terem partido da pena de um compositor central na história da música erudita brasileira. Dessa contradição, deriva a hipótese de que essas obras não teriam relevância dentro da produção do compositor e dentro do repertório violonístico brasileiro. Por esse motivo, a presente tese estuda essas seis peças de Guarnieri com objetivo de compreendê-las dentro do universo estético e da produção do compositor e também em relação ao repertório violonístico brasileiro. A metodologia empregada consistiu na análise estrutural das obras e no confronto dos dados obtidos em tal análise, com os dados encontrados na bibliografia específica a respeito do compositor e do repertório violonístico Brasileiro. Os resultados podem ser resumidos na constatação de que essa pequena produção possui notável elaboração técnica e é representante, no repertório violonístico, de uma das principais correntes estéticas da música erudita brasileira, sendo sua execução, preterida por questões idiomáticas e pela complexidade do discurso guarnieriano.
Palabras clave en inglés
Camargo Guarnieri
Compositional process
Guitar repertoire
Musical nationalism
Resumen en inglés
The object of this thesis focuses on a production of six works for guitar solo of Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993): "Três Estudos", one "Ponteio" and two "Valsas-choro". These pieces, written between 1944 and 1986, are rarely performed, although belongs to a central composer in Brazilian classical music history. This contradiction derives the hypothesis that these works would not have its relevance within the composer´s production or within the Brazilian guitar repertoire. For this reason, the present thesis studies the six works of Guarnieri in order to relate these pieces into the aesthetic universe, the composer´s production and also into the Brazilian guitar repertoire. The methodology applied consists in the structural analysis of these works and the confrontation between the data obtained in such analysis with the material available in the specific bibliography toward the composer and Brazilian guitar repertoire. Results can be summarized in the fact that this small production has remarkable technical drafting in the guitar repertoire and represents one of a major aesthetic movements of Brazilian classical music however it execution was deprecated due to idiomatic aspects and also due to the complexity of the Guarnieri's musical language
 
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Fecha de Publicación
2013-03-14
 
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