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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-13032017-100118
Document
Auteur
Nom complet
Laura Figueiredo Dantas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Valente, Heloísa de Araújo Duarte (Président)
Francischini, Alexandre
Machado Neto, Diosnio
Titre en portugais
O canônico em xeque na MPB: processos de legitimação e ideário de modernidade
Mots-clés en portugais
Cânone
Identidade
Legitimação
Modernidade
MPB
Tradição
Resumé en portugais
O ideário modernista de construção de uma identidade nacional no Brasil reverberou no âmbito político-ideológico dos anos 1960. Com o advento dos festivais de música televisionados, o processo de legitimação da sigla MPB perante a audiência estabeleceu um padrão estetizante, a partir de uma cadeia de instituições a serviço das classes dominantes. A edificação de uma MPB tornada canônica a partir da segunda metade do século XX parece resultar do que o historiador Eric Hobsbawn chamou de "tradição inventada", em que o sentido de superioridade das elites, inculcado nas demais classes, foi, assim, absorvido pela maioria. A presente pesquisa pretende observar de que maneira as instituições e os agentes culturais atuaram no processo de elitização das ideias de vanguarda que nortearam a MPB, e como, nos dias atuais, a perspectiva de 'evolução' da sigla é entendida pelos agentes/instituições que, neste início de século, passaram a legitimar a Nova MPB. Esta pesquisa traça, assim, um pequeno esboço do ideário de modernidade da sigla, observando a sua trajetória paradigmática enquanto expressão simbólica de uma identidade nacional.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Canon
Identity
Legitimation
Modernity
MPB
Tradition
Resumé en anglais
The modernist ideal of building a national identity in Brazil reverberated in the political-ideological context of the 1960s with the advent of televised music festivals, the process of legitimation of MPB acronym before the hearing established an esthetic standard, from a chain institutions in the service of the dominant classes. The building of a made canonical MPB from the second half of the twentieth century seems to result from the historian Eric Hobsbawm called "invented tradition" in the sense of superiority of elites, inculcated in other classes, it was thus absorbed by majority. This research aims to observe how the institutions and cultural agents acted in the gentrification process of cutting-edge ideas that guided the MPB, and how, today, the prospect of 'evolution' of the acronym is understood by agents / institutions the start of this century began to legitimize the new MPB. This research draws thus a small outline abbreviation of modernity of ideas, observing its paradigmatic trajectory as a symbolic expression of national identity.
 
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Date de Publication
2017-03-13
 
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