• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-16082023-104716
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Henrique Serrão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Garcia, Denise Hortência Lopes
Mannis, José Augusto
Rosseti, Danilo Augusto de Albuquerque
Título en portugués
Reescrita: musicalidade de invenção
Palabras clave en portugués
Arranjo
Criatividade
Música
Reescrita
Tradução
Transcriação
Resumen en portugués
Este trabalho se concentra em pensar a reescrita musical enquanto um campo complexo que permite potencializar, positivamente, não somente as pesquisas e práticas em composição e análise musicais mas, também a performance e a pedagogia da performance musical enquanto campos que podem coexistir refletindo em uma vertente de musicalidade na qual busquei chamar de musicalidade de invenção. Partimos das noções de mimesis em Aristóteles; atualidade e virtualidade em Deleuze, transcriação em Haroldo de Campos e reescrita em Silvio Ferraz, para cercar a ideia de uma musicalidade permeada pela recriação. Reescrita - musicalidade de invenção, foi escrito a partir de reflexões e diálogos nos âmbitos terminológicos, tipológicos, conceituais e artísticos os quais acredito participarem da noção de reescrita musical na atualidade e que, nesse momento, fazem parte de meus processos artísticos.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Arrangement
Creativity
Music
Rework
Transcreation
Translate
Resumen en inglés
This work focuses on thinking about musical rewriting as a complex field that allows positively enhancing not only the research and practices in musical composition and analysis, but also the performance and pedagogy of musical performance as fields that can coexist, reflecting in one aspect of musicality in which I tried to call the inventive musicality. We start from the Aristotelian notion of mimesis; actuality and virtuality in Deleuze, transcreation in Haroldo de Campos and rework in Silvio Ferraz, to surround the idea of a musicality permeated by recreation. Reescrita inventive musicality, was written from reflections and dialogues in the terminological, typological, conceptual and artistic scopes which I believe participate in the notion of musical rewriting today and which, at this moment, are part of my artistic processes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.