• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-16082023-153129
Documento
Autor
Nome completo
Vicente Reis de Souza Farias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha
Ferreira, Emmanoel Martins
Meneguette, Lucas Correia
Vicente, Eduardo
Título em português
O som (in)conformado: manutenção e ruptura na produção musical de games brasileiros
Palavras-chave em português
game audio
gêneros de jogos
gêneros musicais
jogos brasileiros
Jogos eletrônicos
sonologia
videogame music
Resumo em português
Esta tese reflete sobre as práticas de produção de música para jogos no Brasil. Com base na literatura sobre o áudio para jogos é possível verificar que existem padrões estéticos recorrentes na produção de jogos que estabelecem determinados gêneros musicais como mais ou menos apropriados para determinados tipos de jogos. A fim de verificar como estes padrões estéticos são interpretados na produção brasileira de jogos, realizamos entrevistas com pessoas que trabalham na área de criação sonora pra jogos e analisamos 17 jogos produzidos no Brasil nos últimos 20 anos, dentro de um recorte que chamamos de mainstream nacional. As entrevistas nos permitem observar que estes padrões estéticos operam como uma manutenção de expectativas, principalmente da direção do jogo. No entanto, estas pessoas entrevistadas transparecem um movimento de ruptura com os padrões estéticos musicais por meio de hibridizações. Os jogos analisados nos permitem perceber de que maneiras esse tensionamento entre manutenção e ruptura se apresenta na produção brasileira de jogos. É notável que a busca por uma internacionalização é um dos principais fatores na manutenção dos padrões estéticos. Desta forma, há uma forte tendência na produção de jogos que priorizam a aceitação de um público externo ao Brasil.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Brazilian games
game audio
game genres
musical genres
sonology
video game music
video games
Resumo em inglês
This thesis reflects on the music production practices for video games in Brazil. Based on literature about game audio, it is possible to verify that there are recurring aesthetic standards in game production that establish certain musical genres as more or less appropriate for certain game genres. In order to verify how these aesthetic standards are interpreted in Brazilian game production, interviews were conducted with individuals working in the field of game sound creation and 17 games produced in Brazil over the last 20 years were analyzed within a mainstream national scope. The interviews allowed us to observe that these aesthetic standards operate as a maintenance of expectations, primarily in the maintenance of game direction expectations. However, the interviewed individuals conveyed a movement of breaking away from the musical aesthetic standards through hybridization. The analyzed games allow us to perceive the ways in which this tension between maintenance and disruption presents itself in Brazilian game production. It is noticeable that the search for internationalization is one of the main factors in maintaining aesthetic standards. As a result, there is a strong tendency in game production to prioritize acceptance from an audience outside of Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.