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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2015.tde-17112015-095226
Documento
Autor
Nombre completo
Claudia Maradei Freixedas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Brito, Maria Teresa Alencar de (Presidente)
Grossmann, Cesar Marino Villavicencio
Parejo, Enny José Pereira
Título en portugués
Caminhos criativos no ensino da flauta doce
Palabras clave en portugués
Educação
Flauta doce
Práticas criativas
Repertório Erudito Contemporâneo
Técnicas estendidas
Resumen en portugués
Observa-se que a maioria das metodologias utilizadas no ensino da flauta doce, no Brasil, prioriza o desenvolvimento de habilidades de execução e leitura. Por outro lado, constata-se uma carência de publicações que abordem reflexões sobre processos de aprendizagem deste instrumento. Por estas razões, a presente pesquisa procurou sistematizar e analisar, dentre as práticas de ensino da autora, propostas voltadas para um ensino criativo, reflexivo, que buscam uma aproximação com a linguagem musical contemporânea e que poderiam contribuir para o alargamento de horizontes pedagógicos e colaborar com o ensino da flauta doce no país, contribuir para a produção de conhecimentos na área, além de desenvolver capacidades humanas. O trabalho apoia-se teoricamente nos princípios pedagógico musicais de dois grandes educadores musicais: Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005) e Violeta Hemsy de Gainza (1930-), além do pensamento de outros educadores como Paynter (1992), Brito (2001, 2003, 2004, 2007, 2012), Schafer (1992), Self (1967), Fonterrada (2008), entre outros, que complementam e ampliam ainda mais estes princípios. De natureza qualitativa, dentre as diversas modalidades existentes, este estudo caracteriza-se como relato de experiência. Os dados foram coletados em duas instituições de ensino superior de música da cidade de São Paulo: Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM-FAAM) e Faculdades Integradas Cantareira (F.I.C.), entre 2013 e 2014, com crianças da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP), entre 2008 e 2012, e com uma aluna de 7 anos, em aulas particulares, entre 2013 e 2014. Os resultados demonstraram que os diversos procedimentos pedagógicos apresentados contribuíram para o alargamento de práticas musicais, desenvolvendo a técnica do instrumento, tanto tradicional quanto contemporânea. Os resultados também evidenciaram que a aproximação com o repertório dos séculos XX e XXI, no início do aprendizado, foi uma experiência inusitada, interessante, enriquecedora e dilatadora de fronteiras para a maioria dos alunos. Em aspectos humanos, o conjunto de atividades colaborou para o desenvolvimento da atenção e da prontidão, promovendo a autonomia, a tolerância, a generosidade e o respeito, mostrando-se como uma possibilidade de ampliação de metodologias já existentes.
Título en inglés
Creative ways of recorder teaching.
Palabras clave en inglés
Contemporary Repertoire
Creative practices
Education
Extended technique
Recorder
Resumen en inglés
Most of the recorder teaching methods used throughout Brazil, as we could observe, chiefly contemplate the playing and reading skills development. Furthermore, there is a significant lack of publications specializing on the learning process study. Bearing these facts in mind and based on the author's experiments, this research is directed to systemize and analyze the attempts to come up with creative and reflexive plans, and look for approach to the contemporary musical language which would enlarging pedagogic horizons, contribute to the recorder teaching across the country, collaborate with the knowledge production in the area, as well as improving the development of human skills. This research is theoretically based on musical pedagogical principles by two major music educators: Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005) and Violeta Hemsy of Gainza (1930-), complemented by other educators thoughts as Paynter (1992), Brito (2001 , 2003, 2004, 2007, 2012), Schafer (1992), Self (1967), Fonterrada (2008), among others who complemented and extended these principles. This research being a work of qualitative nature, among several existing studies, it is characterized as an experience report. The data were collected next to two advanced musical education institutions located in São Paulo: Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM-FAAM) and Faculdades Integradas Cantareira (F.I.C.), between 2013-2014,as well as with children of the Arts Initiation Municipal School, Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), between 2008-2012, and with a privately tutored 7- year old student, between 2013-2014.The outcome of those experiments showed that the various educational procedures presented have widened the musical practices, developing the technique of the instrument, both traditional and contemporary. It was also shown that the approach to the XX and XXI centuries' repertoire when introduced early at the apprenticeship stage was an unusual experience, drawing interest and proving to be enriching and a border dilator to the most of the students. As far as human aspects are concerned, the activities contributed to the development of attentiveness, readiness, promoting autonomy, tolerance, generosity and respect, pointing up to the feasibility for the expansion of the existing methods.
 
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Fecha de Publicación
2015-11-17
 
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