• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2014.tde-17122014-094150
Documento
Autor
Nombre completo
Luciano Cesar Morais e Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Gloeden, Edelton (Presidente)
Barbeitas, Flavio Terrigno
Caznok, Yara Borges
Mello Filho, Silvio Ferraz
Videira Junior, Mario Rodrigues
Título en portugués
Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance
Palabras clave en portugués
Filosofia da música
Gadamer
Hermenêutica
Interpretação musical
Violão
Resumen en portugués
A interpretação musical, enquanto campo de pesquisa, trava ainda importantes embates em torno da epistemologia. A sua auto-compreensão alterna-se entre posturas subjetivas e normatividades estanques, deixando em estado latente os pressupostos históricos que validam as possibilidades interpretativas. Como a hermenêutica estuda as condições de validade da interpretação, propusemo-nos apresentar uma formulação da interpretação musical baseada nessa vertente filosófica tal qual é elaborada por Hans-Georg Gadamer. A consciência hermeneuticamente formada propõe uma sistematização que visa tanto à obra quanto ao intérprete, no potencial de crítica e superação dos limites normativos que a discussão de sua estrutura prévia de compreensão permite. Dois estudos de caso exemplificam o ganho interpretativo que a abordagem hermenêutica oferece: um manual técnico de Andrés Segovia e uma obra de Domenico Scarlatti, transcrita para violão por Sérgio Abreu
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Classical Guitar
Gadamer
Hermeneutic
Music Interpretation
Philosophy of Music
Resumen en inglés
Performance, as research field, takes an argumentation about epistemology. Its self-comprehension changes from a subjectivity to fixed normativities, letting hidden the historic pre-supositions that makes valid the statements of validly. Since hermeneutics, in the proposition of Hans-Georg Gadamer, studies the conditions of validly of interpretation, we propose think musical interpretation based on this philosophical approach. The conscience hermeneutically formed makes systematic study of the interpreter as well as the work, in the potential critics and overwhelming of the normativity limits that the discussion about the previous structure of comprehension allows. Two cases give the examples of the interpretative gain of hermeneutic offers: a manual of technics by Andrés Segovia, and a Domenico Scarlatti's work transcribed for guitar by Sérgio Abreu.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LucianoMorais.pdf (3.82 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-12-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.