• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.27.2014.tde-17122014-094150
Document
Auteur
Nom complet
Luciano Cesar Morais e Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Gloeden, Edelton (Président)
Barbeitas, Flavio Terrigno
Caznok, Yara Borges
Mello Filho, Silvio Ferraz
Videira Junior, Mario Rodrigues
Titre en portugais
Interpretação musical como hermenêutica da música: um ensaio sobre performance
Mots-clés en portugais
Filosofia da música
Gadamer
Hermenêutica
Interpretação musical
Violão
Resumé en portugais
A interpretação musical, enquanto campo de pesquisa, trava ainda importantes embates em torno da epistemologia. A sua auto-compreensão alterna-se entre posturas subjetivas e normatividades estanques, deixando em estado latente os pressupostos históricos que validam as possibilidades interpretativas. Como a hermenêutica estuda as condições de validade da interpretação, propusemo-nos apresentar uma formulação da interpretação musical baseada nessa vertente filosófica tal qual é elaborada por Hans-Georg Gadamer. A consciência hermeneuticamente formada propõe uma sistematização que visa tanto à obra quanto ao intérprete, no potencial de crítica e superação dos limites normativos que a discussão de sua estrutura prévia de compreensão permite. Dois estudos de caso exemplificam o ganho interpretativo que a abordagem hermenêutica oferece: um manual técnico de Andrés Segovia e uma obra de Domenico Scarlatti, transcrita para violão por Sérgio Abreu
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Classical Guitar
Gadamer
Hermeneutic
Music Interpretation
Philosophy of Music
Resumé en anglais
Performance, as research field, takes an argumentation about epistemology. Its self-comprehension changes from a subjectivity to fixed normativities, letting hidden the historic pre-supositions that makes valid the statements of validly. Since hermeneutics, in the proposition of Hans-Georg Gadamer, studies the conditions of validly of interpretation, we propose think musical interpretation based on this philosophical approach. The conscience hermeneutically formed makes systematic study of the interpreter as well as the work, in the potential critics and overwhelming of the normativity limits that the discussion about the previous structure of comprehension allows. Two cases give the examples of the interpretative gain of hermeneutic offers: a manual of technics by Andrés Segovia, and a Domenico Scarlatti's work transcribed for guitar by Sérgio Abreu.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LucianoMorais.pdf (3.82 Mbytes)
Date de Publication
2014-12-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.