• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2014.tde-18052015-153056
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Costa Zanetta
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Brito, Maria Teresa Alencar de (Presidente)
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Pereira, Eugênio Tadeu
Título en portugués
Espaços para criar e conviver: processos criativos em jogos cênico-musicais na educação musical com crianças
Palabras clave en portugués
Educação musical
Jogos de improvisação cênico-musicais
Processos criativos
Resumen en portugués
Esta pesquisa propõe reflexões acerca da importância dos espaços para a criação na educação musical. Focalizando as práticas de improvisação no ambiente do jogo, foram investigadas as contribuições das experiências de improvisação em jogos cênico-musicais para a formação integral das crianças. O pensamento pedagógico-musical de Hans-Joachim Koellreutter e os jogos desenvolvidos pelo educador nortearam este estudo, assim como as ideias desenvolvidas pela educadora Teca Alencar de Brito. Através de uma pesquisa-ação, uma Oficina de Música voltada a crianças entre sete e dez anos foi instaurada. Esta Oficina perdurou dois meses e foi realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EAFEUSP), atendendo os alunos desta instituição. Visando a perspectiva das crianças a respeito das contribuições dos jogos de improvisação, a coleta de dados articulou diferentes procedimentos: (1) registros audiovisuais; (2) entrevistas semiestruturadas com as crianças; (3) protocolos confeccionados pelos alunos. Considerando a abordagem qualitativa da pesquisa, que possibilita mudanças no decorrer do processo, acrescentou-se às técnicas de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com a professora de música da EAFEUSP (professora que acompanhou a prática da pesquisa-ação). Na análise dos dados, apontamentos gerais e específicos foram apresentados, relacionando as opiniões das crianças e da professora de música com as ideias de autores abarcados na pesquisa. Os resultados indicam que as práticas de improvisação, no contexto do jogo cênico-musical, propiciam o desenvolvimento de capacidades musicais e humanas, permitindo pensar acerca da educação musical como meio para a formação integral da criança
Título en inglés
Spaces to create and living together: creative processes in scenic-musical games in music education with children
Palabras clave en inglés
Creative processes
Music Education
Scenic-musical improvisation games
Resumen en inglés
The purpose of this research is to reflect about the value of spaces for creation in Music Education. Focusing the improvisation practices inside the game environment, the scenic-musical games improvisation experiences contributions to an integral formation of children were investigated. Hans-Joachim Koellreutter's pedagogic-musical thoughts and his games guided this study, as well as the ideas developed by Teca Alencar de Brito. Proposed as an action-research, was offered a Music Workshop to children from seven to ten years old from Application School at USP, occurring weekly between April and June of 2014. Aiming the children own perspective about the improvisation games contributions, the data collection techniques used were: (1) video record; (2) semi-structured interviews with the children; (3) protocols - made by the children. Considering the research qualitative approach, that permits changes in the course of the research process, a semi-structured interview with the school teacher (that accompanied the practice) was added to the data collection. General and specific appointments were presented in the data analysis, relating the opinions of the students and the music teacher with the authors ideas embraced in the research. The results indicate that the improvisation practices, in the scenic-musical game context, provide the development of both musical and human capacities, allowing to think Music Education as a way to children integral formation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-05-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.