• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2018.tde-18092018-164248
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Frederico de Andrade Teixeira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Ramos, Marco Antonio da Silva (Presidente)
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Lima, Maria José Chevitarese de Souza
Santos, Jane Borges de Oliveira
Título en portugués
Performance da obra coral de Osvaldo Lacerda: rigor de escrita e o espaço do intérprete.
Palabras clave en portugués
Canto coral
Osvaldo Lacerda
Performance musical
Regência Coral
Repertório Coral Brasileiro
Resumen en portugués
Esta tese é parte integrante do trabalho de doutorado em Performance Musical com especialização em Regência Coral do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Durante os quatro anos de doutorado foram realizados concertos, ensaios e atividades práticas desenvolvidas simultaneamente à escrita deste texto que discute questões referentes à prática de um performer. Nosso objeto central é a relação entre a escrita musical e a interpretação. Buscamos compreender, como intérpretes, quais são os espaços criativos e seus limites dentro de uma obra musical. Para isso, utilizamos a obra coral do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, conhecido por sua escrita rigorosa e bastante indicativa. Após uma reflexão sobre os conflitos existentes entre composição e interpretação, fizemos uma análise geral da escrita composicional de Lacerda buscando encontrar os espaços para a criatividade do intérprete. Em seguida, analisamos com profundidade quatro composições de Osvaldo Lacerda: Automação, Romaria, A Primeira Missa e o Papagaio e o movimento Uníssono da obra Quatro Estudos para Coro. As obras analisadas foram performatizadas durante o período de doutorado junto ao Coro de Câmara Comunicantus e pudemos formar, experimentar e consolidar nossas concepções interpretativas, as quais comentamos e justificamos ao longo do texto. Por fim, apontamos para algumas respostas sobre o espaço criativo na performance de uma obra extremamente indicativa e sobre a responsabilidade do intérprete diante da partitura.
Título en inglés
Andrade. Performance of the choral piece by Osvaldo Lacerda: writing rigor and the space of the interpreter
Palabras clave en inglés
Brazilian Choral Repertoire
Choral conducting
Choral singing
Musical performance
Osvaldo Lacerda
Resumen en inglés
This thesis is part of the doctoral work in Musical Performance with specialization in Choral Conducting for the Post-Graduation Program in Music of the Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. During the four doctoral years, concerts, rehearsals and practices were undertaken simultaneously with the writing of this text which discusses questions regarding the practice of a performer. Our main object is the relationship between musical writing and performance. As interpreters, we seek to understand what the creative spaces and their limits within a work of music are. In order to do this, the choral work of the Brazilian composer Osvaldo Lacerda - known for his rigorous and rather indicative writing - was used. After a reflection on the conflicts between composition and interpretation, a general critical analysis of the compositional writing of Lacerda was carried out to identify the spaces for the creativity of the interpreter. Next, an in-depth analysis was carried out on four compositions by Osvaldo Lacerda: Automação, Romaria, and O Papagaio and the movement Uníssono of the work Quatro Estudos para Coro. The analyzed works were presented during the doctoral period together with the Chamber Choir Comunicantus and we could form, test and consolidate our interpretative conceptualizations, as is commented and justified throughout the text. Lastly, we point to some answers regarding the creative space in the performance of an extremely indicative piece and about the responsibility of the interpreter to the sheet music.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-09-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.