• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-18092018-164248
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Frederico de Andrade Teixeira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Ramos, Marco Antonio da Silva (Président)
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Lima, Maria José Chevitarese de Souza
Santos, Jane Borges de Oliveira
Titre en portugais
Performance da obra coral de Osvaldo Lacerda: rigor de escrita e o espaço do intérprete.
Mots-clés en portugais
Canto coral
Osvaldo Lacerda
Performance musical
Regência Coral
Repertório Coral Brasileiro
Resumé en portugais
Esta tese é parte integrante do trabalho de doutorado em Performance Musical com especialização em Regência Coral do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Durante os quatro anos de doutorado foram realizados concertos, ensaios e atividades práticas desenvolvidas simultaneamente à escrita deste texto que discute questões referentes à prática de um performer. Nosso objeto central é a relação entre a escrita musical e a interpretação. Buscamos compreender, como intérpretes, quais são os espaços criativos e seus limites dentro de uma obra musical. Para isso, utilizamos a obra coral do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, conhecido por sua escrita rigorosa e bastante indicativa. Após uma reflexão sobre os conflitos existentes entre composição e interpretação, fizemos uma análise geral da escrita composicional de Lacerda buscando encontrar os espaços para a criatividade do intérprete. Em seguida, analisamos com profundidade quatro composições de Osvaldo Lacerda: Automação, Romaria, A Primeira Missa e o Papagaio e o movimento Uníssono da obra Quatro Estudos para Coro. As obras analisadas foram performatizadas durante o período de doutorado junto ao Coro de Câmara Comunicantus e pudemos formar, experimentar e consolidar nossas concepções interpretativas, as quais comentamos e justificamos ao longo do texto. Por fim, apontamos para algumas respostas sobre o espaço criativo na performance de uma obra extremamente indicativa e sobre a responsabilidade do intérprete diante da partitura.
Titre en anglais
Andrade. Performance of the choral piece by Osvaldo Lacerda: writing rigor and the space of the interpreter
Mots-clés en anglais
Brazilian Choral Repertoire
Choral conducting
Choral singing
Musical performance
Osvaldo Lacerda
Resumé en anglais
This thesis is part of the doctoral work in Musical Performance with specialization in Choral Conducting for the Post-Graduation Program in Music of the Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. During the four doctoral years, concerts, rehearsals and practices were undertaken simultaneously with the writing of this text which discusses questions regarding the practice of a performer. Our main object is the relationship between musical writing and performance. As interpreters, we seek to understand what the creative spaces and their limits within a work of music are. In order to do this, the choral work of the Brazilian composer Osvaldo Lacerda - known for his rigorous and rather indicative writing - was used. After a reflection on the conflicts between composition and interpretation, a general critical analysis of the compositional writing of Lacerda was carried out to identify the spaces for the creativity of the interpreter. Next, an in-depth analysis was carried out on four compositions by Osvaldo Lacerda: Automação, Romaria, and O Papagaio and the movement Uníssono of the work Quatro Estudos para Coro. The analyzed works were presented during the doctoral period together with the Chamber Choir Comunicantus and we could form, test and consolidate our interpretative conceptualizations, as is commented and justified throughout the text. Lastly, we point to some answers regarding the creative space in the performance of an extremely indicative piece and about the responsibility of the interpreter to the sheet music.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-09-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.