• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.27.2013.tde-22082013-155143
Document
Auteur
Nom complet
Claudio Horacio Vitale
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Costa, Rogério Luiz Moraes (Président)
Menezes Filho, Florivaldo
Moreira, Adriana Lopes da Cunha
Garcia, Denise Hortência Lopes
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Titre en portugais
A gradação nas obras de György Ligeti dos anos sessenta
Mots-clés en portugais
continuum
desvio
gradação
proximidade
transição
Resumé en portugais
Esta tese tem por objetivo estudar as obras do compositor György Ligeti dos anos sessenta a através do conceito de gradação. Em termos gerais, as obras desses anos são construídas a partir da harmonia do cluster e da superposição de diferentes estruturas rítmicas. A ideia de gradação é elaborada tomando como base conhecimentos provenientes de diversas áreas tais como a retórica, a literatura, a filosofia, a linguística, as artes visuais e a música. No que diz respeito à análise das obras de Ligeti estudam-se aspectos como: a superposição de diferentes divisões do tempo, as relações entre ritmo e textura e os vínculos entre gradação superpostas. Obras como Atmosphères e o Quarteto de Cordas nº 2 são estudadas com maior detalhamento em função de conceitos como gradação, continuum e desvio. A partir dos diferentes estudos conclui-se que a ideia de gradação, entendida como uma ordenação que aumenta ou diminui progressivamente em relação a uma qualidade ou propriedade, constitui o fundamento das obras escritas por Ligeti nos anos sessenta. Esta noção funciona tanto no nível do procedimento como do próprio pensamento composicional.
Mots-clés en anglais
continuum
deviation
gradation
György Ligeti
proximity
transition
Resumé en anglais
The goal of this thesis is to study the works of György Ligeti composed in the sixties, taking as principal idea for this analysis the concept of gradation. In general terms, the works of these years were composed taking into account the cluster harmony and the superposition of different rhythmic structures. The idea of gradation is based on concepts taken from different areas such as rhetoric, literature, philosophy, linguistics, visual arts and music. In the analysis of the works of Ligeti we study several aspects such as: superposition of different divisions of time, relationship between rhythm and texture and connections between overlaid gradation processes. The compositions Atmosph` eres and String Quartet nº 2 are studied in more detail taking into account the concepts of gradation, continuum and deviation. Based on these different studies we conclude that the idea of gradation, understood as an order of things that grows or diminishes progressively with respect to a quality or property, constitutes the basis of the works written by Ligeti in the sixties. This notion is appropriate both at the level of procedure and at the proper compositional thinking.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
claudiovitale.pdf (10.29 Mbytes)
Date de Publication
2013-08-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.