• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2018.tde-22102018-185948
Documento
Autor
Nombre completo
Said Athié Bonduki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Mello Filho, Silvio Ferraz (Presidente)
Schaub, Stéphan Olivier
Franco, Sergio Kafejian Cardoso
Manzolli, Jonatas
Micheletti, André Luís Giovanini
Título en portugués
A noção de morfologia na música instrumental centro-europeia do pós-guerra
Palabras clave en portugués
Composição musical
morfologia
música instrumental contemporânea
Resumen en portugués
Esta tese se volta para a questão da morfologia em música através de duas atuações complementares em torno da música contemporânea, a composição e a pesquisa teórica. Ambas práticas desenvolvidas de modo complementar. A pesquisa aqui exposta estuda diferentes abordagens sobre a noção de morfologia na música contemporânea, elaboradas por compositores ao longo da segunda metade do século XX. São analisadas proposições voltadas sobre tal temática com o intuito de evidenciar novas aberturas sobre a criação musical e sobre o pensamento composicional, que surgem a partir de perspectivas morfológicas, propostas por compositores sobre o material musical e seus modos de estruturação. A partir do período do pós-guerra a noção de morfologia é incorporada ao repertório da música contemporânea, e dentre compositores que se voltaram sobre tal viés distinguimos duas abordagens distintas, uma que se volta para a morfologia sonora e outra que versa sobre morfologias estruturais. Os compositores selecionados para representar a prática composicional elaborada a partir de uma morfologia sonora são Pierre Schaeffer e Dennis Smalley. Para expor questões relativas à morfologia estrutural são Helmut Lachenmann, Gérard Grisey, Horacio Vaggione e Iannis Xenakis, que se destaca nessa pesquisa, e são analisamos os processos composicionais de fases distintas de Xenakis para evidenciar a forma de atuação de sua concepção morfológica em torno de seus processos composicionais. A atuação composicional desenvolvida paralelamente à pesquisa exposta é apresentada na segunda parte da tese, na qual se evidencia o processo composicional de obras compostas ao longo do período de elaboração dessa tese exposta.
Título en inglés
The notion of morphology in Central European instrumental music of the post-war era
Palabras clave en inglés
contemporary instrumental music
morphology
Music composition
Resumen en inglés
This thesis turns to the question of morphology in music through two complementary interactions around contemporary music, composition and theoretical research. Both practices developed in a complementary way. The present research studies different approaches on the notion of morphology in contemporary music, elaborated by composers throughout the second half of the twentieth century. Proposals on this theme are analyzed in order to highlight new openings about musical creation and compositional thought, which arise from the morphological perspectives proposed by composers on the musical material and its structuring modes. From the postwar period, the notion of morphology is incorporated into the repertoire of contemporary music, and among composers who have turned on such a bias we distinguish two distinct approaches, one that focuses on sound morphology and another on structural morphologies. The composers selected to represent the compositional practice elaborated from a sound morphology are Pierre Schaeffer and Dennis Smalley. In order to expose questions regarding structural morphology we turn to Helmut Lachenmann, Gérard Grisey, Horacio Vaggione and Iannis Xenakis, who is highlighted in this research, and therefore we analyze compositional processes of distinct phases of Xenakis, to show how his morphological conception works around his compositional processes. The compositional practice developed parallel to the exposed research is presented in the second part of the thesis, in which the compositional process of works composed during the period of elaboration of the thesis.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SaidAthieBonduki.pdf (20.18 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-10-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.