• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-22102018-185948
Document
Auteur
Nom complet
Said Athié Bonduki
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Mello Filho, Silvio Ferraz (Président)
Schaub, Stéphan Olivier
Franco, Sergio Kafejian Cardoso
Manzolli, Jonatas
Micheletti, André Luís Giovanini
Titre en portugais
A noção de morfologia na música instrumental centro-europeia do pós-guerra
Mots-clés en portugais
Composição musical
morfologia
música instrumental contemporânea
Resumé en portugais
Esta tese se volta para a questão da morfologia em música através de duas atuações complementares em torno da música contemporânea, a composição e a pesquisa teórica. Ambas práticas desenvolvidas de modo complementar. A pesquisa aqui exposta estuda diferentes abordagens sobre a noção de morfologia na música contemporânea, elaboradas por compositores ao longo da segunda metade do século XX. São analisadas proposições voltadas sobre tal temática com o intuito de evidenciar novas aberturas sobre a criação musical e sobre o pensamento composicional, que surgem a partir de perspectivas morfológicas, propostas por compositores sobre o material musical e seus modos de estruturação. A partir do período do pós-guerra a noção de morfologia é incorporada ao repertório da música contemporânea, e dentre compositores que se voltaram sobre tal viés distinguimos duas abordagens distintas, uma que se volta para a morfologia sonora e outra que versa sobre morfologias estruturais. Os compositores selecionados para representar a prática composicional elaborada a partir de uma morfologia sonora são Pierre Schaeffer e Dennis Smalley. Para expor questões relativas à morfologia estrutural são Helmut Lachenmann, Gérard Grisey, Horacio Vaggione e Iannis Xenakis, que se destaca nessa pesquisa, e são analisamos os processos composicionais de fases distintas de Xenakis para evidenciar a forma de atuação de sua concepção morfológica em torno de seus processos composicionais. A atuação composicional desenvolvida paralelamente à pesquisa exposta é apresentada na segunda parte da tese, na qual se evidencia o processo composicional de obras compostas ao longo do período de elaboração dessa tese exposta.
Titre en anglais
The notion of morphology in Central European instrumental music of the post-war era
Mots-clés en anglais
contemporary instrumental music
morphology
Music composition
Resumé en anglais
This thesis turns to the question of morphology in music through two complementary interactions around contemporary music, composition and theoretical research. Both practices developed in a complementary way. The present research studies different approaches on the notion of morphology in contemporary music, elaborated by composers throughout the second half of the twentieth century. Proposals on this theme are analyzed in order to highlight new openings about musical creation and compositional thought, which arise from the morphological perspectives proposed by composers on the musical material and its structuring modes. From the postwar period, the notion of morphology is incorporated into the repertoire of contemporary music, and among composers who have turned on such a bias we distinguish two distinct approaches, one that focuses on sound morphology and another on structural morphologies. The composers selected to represent the compositional practice elaborated from a sound morphology are Pierre Schaeffer and Dennis Smalley. In order to expose questions regarding structural morphology we turn to Helmut Lachenmann, Gérard Grisey, Horacio Vaggione and Iannis Xenakis, who is highlighted in this research, and therefore we analyze compositional processes of distinct phases of Xenakis, to show how his morphological conception works around his compositional processes. The compositional practice developed parallel to the exposed research is presented in the second part of the thesis, in which the compositional process of works composed during the period of elaboration of the thesis.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
SaidAthieBonduki.pdf (20.18 Mbytes)
Date de Publication
2018-10-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.