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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2015.tde-24112015-165134
Document
Auteur
Nom complet
Renato de Barros Pinto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Pinto, Ivan Vilela (Président)
Jardim, Gilmar Roberto
Nascimento, Hermilson Garcia do
Titre en portugais
Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição
Mots-clés en portugais
Egberto Gismonti
Música brasileira
Música popular
Resumé en portugais
Esta dissertação conduz uma análise da obra do músico brasileiro Egberto Gismonti sob o prisma da interação entre elementos das tradições erudita e popular, concentrando-se em três de seus numerosos trabalhos: os LPs Água e Vinho, Dança das Cabeças e Cidade Coração. Para tanto, nos valemos da análise aural e da transcrição de trechos das obras examinadas. De modo a fundamentar nosso viés analítico, examinamos as concepções de Schoenberg, Adorno, Mário de Andrade e Canclini sobre música erudita, música popular e possibilidades de convívio de elementos, técnicas e procedimentos de ambos os campos em uma mesma obra. Nossa investigação, além de confirmar essa convivência como um elemento fundamental da poética de Gismonti, identificou e procurou tipificar a produção, a que nos referimos como semi-erudita , que se vale parcialmente de processos de escrita agregados em obra fundamentada na tradição popular. São ainda apresentados dados relativos à biografia e ao processo de consolidação estilística de Gismonti ao longo de seus primeiros trabalhos.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Brazilian music
Egberto Gismonti
Popular music
Resumé en anglais
This essay presents an analysis on the work of the Brazilian musician Egberto Gismonti, from the perspective of interaction between elements of classical and popular traditions, focusing on 3 of his works: the LPs Água e Vinho, Dança das Cabeças and Cidade Coração. For this, we have used aural analysis and transcription of excerpts from the works examined. In order to support our analytical bias, we examined the views of Schoenberg, Adorno, Mário de Andrade and Canclini about classical music, popular music and possibilities of coexistence of elements, techniques and procedures of both fields in the same work. Our research not only confirms this coexistence as a fundamental element of the poetic of Gismonti, but also identifies and tries to typify the production, which we refer to as "semi- classical", which relies partly on writing processes aggregated in works based on the popular tradition. It also presents information related to biography and the stylistic consolidation process of Gismonti over his early works.
 
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Date de Publication
2015-11-24
 
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