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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2012.tde-29082012-110123
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Paulo Kohler Bondesan dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Moreira, Adriana Lopes da Cunha (Président)
Manzolli, Jonatas
Pinto, Ivan Vilela
Titre en portugais
Ambiguidade rítmica: estudo doritmo musical sob a perspectiva de modelos atuais de percepção e cognição
Mots-clés en portugais
Ambiguidade rítmica
Cognição musical
Percepção musical
Ritmo musical
Resumé en portugais
O presente trabalho procura descrever e avaliar possibilidades de reconhecimento de ambiguidades rítmicas a partir da perspectiva do ouvinte musical. Adota como principais referenciais: a análise de cenário auditivo, de Bregman (1990); a percepção por categorias, de Clarke (1987); o conceito de relógio interno, de Povel e Essens (1985) e a indução do tempo musical, de Povel e Okkerman (1981); o modelo de regras de preferência, de Lerdahl e Jackendoff (1983), depois desenvolvido por Temperley (2001); os critérios de padrões inerentes e o padrão da linha do tempo, de Kubik (1962); conceitos da psicologia da expectativa, de Huron (2007) e a aplicação de princípios gestálticos a processos cognitivos de percepção do ritmo. Com base neste referencial teórico, propõe parâmetros organizados como fatores endógenos e exógenos para a verificação de aspectos relacionados à maneira como ouvintes médios percebem as articulações rítmicas propostas nos exemplos musicais propostos. Por considerar que os compassos iniciais de uma obra constituem uma fase onde ocorre o processo de indução da percepção métrica, os exemplos musicais são constituídos de análises de trechos iniciais de obras musicais potencialmente ambíguos nomeadamente, Sinfonia n. 5, op. 67 (I), Sonata para piano, op. 14, n. 2 (I), Sonata para piano, op. 109 (I), de Beethoven; Quarteto de cordas, op. 51 n. 1 (I), de Brahms; Sinfonia n. 5, op. 64 (III), de Tchaikovsky. Traz, ainda, um exemplo de ambiguidade entre Ijexá e Drum n´Bass. Na conclusão, defende a ideia de que alguns modelos cognitivos atuais são capazes de justificar percepções auditivas ambíguas.
Titre en anglais
Rhythmic ambiguity: a study of musical rhythm from the perspective of current models of perception and cognition
Mots-clés en anglais
Musical perception and cognition.
Musical rhythm
Rhythmic ambiguity
Resumé en anglais
This study describes and evaluates the recognition of possibilities of rhythmic ambiguity from the perspective of the musical listener. Adopts as main references: the Auditory Scene Analysis, by Bregman (1990); the Categorical Rhythm Perception, by Clarke (1987); internal clock concept, by Povel and Essens (1985), and induction of musical time, by Povel and Okkerman (1981); the preference rule model, by Lerdahl and Jackendoff (1983), later developed by Temperley (2001); Inherent patterns and Timeline pattern criteria, by Kubik (1962); Psychology of Expectation concepts, by Huron (2007), and application of Gestalt principles to cognitive processes of rhythm perception. Based on this theoretical framework it proposes parameters organized as endogenous and exogenous factors to verify aspects related to the perception of proposed articulations by averages listeners, in the proposed rhythmic musical examples. Considering that the initial measures of a work constitute a stage where the induction process of meter perception occurs, the musical examples are made up of initial excerpts analysis from musical works potentially ambiguous namely, Symphony no. 5, op. 67 (I), Piano Sonata, op. 14, no. 2 (I), Piano Sonata, op. 109 (I), by Beethoven; String Quartet, op. 51 no. 1 (I), by Brahms; Symphony no. 5, op. 64 (III), Tchaikovsky. This paper also provides an example of ambiguity between Ijexá pattern and Drum n'bass pattern. In the conclusion, defends the idea that some current cognitive models are able to justify ambiguous auditory perceptions.
 
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Date de Publication
2012-09-04
 
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