• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2014.tde-30102014-155944
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Passos Felicissimo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Jardim, Gilmar Roberto (Presidente)
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Moreira, Adriana Lopes da Cunha
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
Tiné, Paulo José de Siqueira
Título em português
Estudo interpretativo da técnica composicional Melodia das Montanhas, utilizada nas peças orquestrais: New York Sky-Line Melody e Sinfonia nº 6 de Heitor Villa-Lobos
Palavras-chave em português
Heitor Villa-Lobos
Melodia das Montanhas
Processos de criação musical
Técnica composicional
Resumo em português
Este trabalho se destina a investigar a técnica de composição conhecida como Gráfico para Fixar a Melodia das Montanhas do Brasil, utilizada pelo compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) nas peças orquestrais: New York Sky-Line Melody (1939) e Sinfonia No. 6 - sobre as linhas das montanhas (1944). A hipótese lançada é de que a referida técnica não se sustenta enquanto método que responda integralmente pela construção do discurso musical de tais obras, mas simplesmente como procedimento utilizado para a elaboração de seus principais temas.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Compositional Technique
Heitor Villa-Lobos
Melody Mountains Method
Musical Creation Processes
Resumo em inglês
The aim of this work is to analyze the compositional technique known as Gráfico para Fixar a Melodia das Montanhas do Brasil,[where composers translate physical shapes to musical parameters, or millimetrization] used by the composer Heitor Villa-Lobos (1887-1959) for New York Sky-Line Melody (1939) and Symphony No. 6 - sobre as linhas das montanhas (1944).The launched hypothesis is that this technique cannot be sustained as a method that addresses the full construction of the musical discourse of such works, but simply as a procedure used for the preparation of its main themes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-10-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.