• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-31102017-145029
Documento
Autor
Nombre completo
Cauã Borges Canilha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Gloeden, Edelton (Presidente)
Monteiro, Alisson Alipio Cardoso
Silva, Luciano Cesar Morais e
Título en portugués
Uma análise mecânica sobre os 25 Etudes Mélodiques et Progressivas Op.60 para violão, de Matteo Carcassi
Palabras clave en portugués
Análise mecânica
Matteo Carcassi
Pedagogia do violão
Técnica de mão esquerda e direita
Violão clássico
Resumen en portugués
Este trabalho propõe uma análise sistemática das demandas mecânicas instrumentais básicas do violão, visando, assim, uma aquisição consciente de determinadas movimentações. A base teórica foi composta por autores que abordam questões essencialmente práticas do fazer instrumental do violão, destacando-se Abel Carlevaro e Eduardo Fernandez; este último diferencia claramente os termos mecânica e técnica, aspecto fundamental neste trabalho. As movimentações de cada mão são divididas entre horizontais (no sentido das cordas) e verticais (entre as cordas) e entre os aspectos mecânicos relacionados à localização das mãos no instrumento (chamados por nós de parâmetros e suas expansões) e os relacionados às referências ou movimentações auxiliares na mudança entre duas localizações (chamados de recursos). A partir da ordenação proposta e das notações desenvolvidas, concebemos uma sistemática de estudo, visando à aquisição de tais movimentos, aplicada nos 25 Etudes Mélodiques et Progressives Op.60, de Matteo Carcassi. Foram realizadas propostas de caráter vocabular e elementos pouco ou não debatidos foram tratados, fornecendo material para discussões futuras dentro do amplo campo temático da mecânica instrumental. A organização sistemática dos elementos mecânicos proposta, aplicados na obra de Carcassi, procurou uma maior eficiência no processo de aprendizagem, buscando melhorias em relação à efetividade técnica e à maior consciência das demandas instrumentais.
Título en inglés
A mechanical analysis of the 25 Etudes Mélodiques et Progressives Op.60 for guitar, by Matteo Carcassi.
Palabras clave en inglés
Classical guitar
Guitar pedagogy
Left and right hand technique
Matteo Carcassi
Mechanical analysis
Resumen en inglés
This project proposes a systematic analysis of the basic mechanical demands of the guitar to assist a conscious development of certain gestures. The theoretical basis in this work is compound mainly by the ideas of authors that dealt with practical issues of the instrumental making of the guitar, such as Abel Carlevaro and Eduardo Fernandez; the last one clearly differentiates the terms mechanical and technical, fundamental aspects in this work. The gestures of each hand are divided between horizontal (in the direction of the strings) and vertical (between the strings) and between the mechanical aspects related to the location of the hands in the instrument (called by us of parameters and their expansions) and those related to the reference or auxiliary gestures in the change between two locations (called resources). From the proposed ordering and the developed notations, we designed a systematic study aimed at the developing of such gestures, applied in the 25 Etudes Mélodiques et Progressives Op.60, by Matteo Carcassi. The proposal of a vocabulary was made and often ignored elements were approached, providing content for future discussions within the wide topic of instrumental mechanics. The systematic organization of the mechanical elements proposed, applied in Carcassi's music, sought greater efficiency in the learning process, seeking improvements in relation to the technical effectiveness and awareness of the instrumental demands.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Exemplos_em_video.mp4 (22.53 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-11-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.