• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-06062018-113448
Documento
Autor
Nome completo
Isis Ferreira Gasparini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Grossmann, Martin (Presidente)
Kyriakakis, Georgia Evangelos de Almeida
Spaniol, José Paiani
Título em português
Vértices/Vetores: Lugares e trajetos do olhar no espaço do museu
Palavras-chave em português
Arquivo
Corpo
Instalação
Museu
Público
Resumo em português
Esta pesquisa compreende uma reflexão teórica e uma produção em artes que pensa a complexidade do olhar e os fluxos do corpo do espectador dentro do museu. Busca compreender os dispositivos que determinam o movimento e o comportamento do público nos espaços expositivos e estabelece um diálogo com obras de outros artistas que também têm o museu como questão. O processo de construção da obra parte de um arquivo pessoal com imagens, registros sonoros e outros materiais coletados em museus. A pesquisa se desdobra na instalação Vértices|Vetores, proposta ao Espaço das Artes da USP. Essa obra ressignifica imagens e sons apropriados desse arquivo, articulados com projeção de luz. A dissertação assume o formato de um livro de artista, uma caixa-arquivo composta de cinco cadernos, nos quais se articulam reflexões teóricas, anotações do processo e uma leitura da obra. Parte da pesquisa é também compartilhada na seção "Rede" da plataforma on-line do Fórum Permanente.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Archive
Body
Installation
Museum
Public
Resumo em inglês
This research comprises a theorical reflection and production in arts that looks up to the complexity of the sight and the expectator's body flows inside the museum. It aims to understand the 'dispositifs' that determines the public's movement and behavior in the exhibition spaces and sets a dialogue with other artists' work which also have the museum as a matter. The process of the work construction starts with a personal archive with images, sound records, among other materials collected in the museum. The research develops into the Vertices/ Vectors, proposed to the arts space at USP. This work reinforces images and sounds appropriated from this archive, articulated with light projection. The dissertation is set up like an artist's book, a file-box composed by five brochures, in which theoretical reflections, process notes and a commentary about the work are articulated. Part of the research is also shared on the section "Rede" of the on-line platform of the Fórum Permanente.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
IsisGasparinitese.pdf (27.20 Mbytes)
Data de Publicação
2018-06-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.