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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-07022014-144951
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia Araujo Vasconcelos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Andrade, Mario Celso Ramiro de (Presidente)
Musa, Joao Luiz
Salles, Cecília Almeida
Título en portugués
O corpo é ser: diários sobre a distância
Palabras clave en portugués
corpo
deslocamento
identidade
memória
performance
processo
viagem
Resumen en portugués
O corpo é ser: diários sobre a distância é uma investigação que parte da condição do deslocamento/desterro a caminho de discussões que interrelacionam dados inerentes ao meu processo de criação a abordagens teóricas e artísticas. Tomando a crítica de processo, proposta por Cecilia Salles, como metodologia, faço um resgate de materias de registro que apontam para trabalhos que desenvolvi entre 2009 e 2013, apresentados no corpo do texto. A estrutura da dissertação se divide em dois cadernos. O primeiro contém um embate das referências teóricas e processuais relacionadas ao contexto do deslocamento e da condição de estrangeiro e é dividido em três capítulos que discutem: a viagem como possibilidade artística, a memória e os diários como aparatos processuais e o corpo em ações performativas. O segundo caderno trata-se de um livro-processo que abriga uma coleção de vestígios que deflagram os caminhos tateados para a construção desta pesquisa.
Palabras clave en inglés
body
displacement
identity
memory
performance
process
travel
Resumen en inglés
The work "O corpo é ser: diários sobre a distância" is an investigation that starts from the condition of displacement/exile and moves into an argumentation that correlates a theoretical research to data about my creative process. Guided by the theoretical approach called crítica de processo, as proposed by Cecilia Salles, I recover documentary material within the work I developed as a photographer from 2009 to 2013 and the selection is presented within the text. The essay is divided in two books. The first book contains a clash of theoretical frameworks and procedures about the concept of displacement and the foreigner condition, this portion is divided in three chapters in which I discuss: the trip as an artistic experiment, memory and the making of diaries as procedural apparatus, and the body in performance. The second book is a process-book containing a collection of traces that trigger paths groped to build this research.
 
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Fecha de Publicación
2014-02-11
 
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