• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-09052024-152503
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Mendes Castanhari
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Dias Filho, Geraldo de Souza (Presidente)
Bagolin, Luiz Armando
Claro, Mauro
Lopes, Eurico de Carvalho
Pereira, Maria de Fátima Junqueira
Título en portugués
Da visão à cor: um exame da pintura
Palabras clave en portugués
concreção
cor
materialidade
transcendência
visão
Resumen en portugués
Reflete-se nesta tese sobre os fenômenos visual e cromático, bem como os sentidos de transcendência e concreção próprios da minha produção artística. O texto é composto por três capítulos. No primeiro, A visão na pintura, explorase a manifestação da percepção visual na pintura, em que o foco atém-se aos trabalhos recentes. Nesta parte do texto, destaca-se o conceito de visão elementar. No segundo capítulo, Do intangível ao concreto, examinam-se os significados de transcendente e concreto como dois polos opostos, evocados pelas obras. O capítulo final, Os sentidos da cor, dedica-se à investigação da experiência cromática na pintura, em que se enfatizam as concepções de solidez, permanência e a percepção espacial engendradas pelas cores nas telas.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
color
concretion
materiality
transcendence
Resumen en inglés
This thesis reflects on the visual and chromatic phenomena, as well as the meanings of transcendence and concretion - typical of my artistic production. The text consists of three chapters. In the first, The vision in painting, the manifestation of visual perception in painting is explored, in which the focus is on recent works. In this part of the text, the concept of elementary vision stands out. In the second chapter, From the intangible to the concrete, the meanings of transcendent and concrete are examined as two opposite poles, evoked by the works. The final chapter, The senses of color, is dedicated to the investigation of the chromatic experience in painting, in which the conceptions of solidity, permanence and spatial perception engendered by the colors on the canvases are emphasized.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.